SÍRIA: famílias retornam à cidade destruída por guerra civil

[Foto: Open Doors]
Homs, terceira maior cidade da Síria, tem voltado a receber centenas de famílias que haviam fugido devido ao violentos conflitos da Guerra Civil Síria, segundo a instituição de caridade católica Ajuda à Igreja que Sofre (ACN). A cidade sofre desde 2011, quando os primeiros protestos aconteceram. Na medida em que os conflitos se agravaram, no entanto, seus moradores foram obrigados a esvaziar o território.
Desde março de 2017, porém, quando o governo sírio recuperou o controle da cidade, aos poucos, algumas famílias têm voltado para reconstruir suas vidas. A ACN informou que cerca de 97 casas  estão sendo construídas pela instituição e estarão prontas até o final do verão. A seleção dos moradores será feita a partir de uma triagem que levará em consideração as condições financeiras das famílias, priorizando as mais pobres que lutam para pagar o aluguel das acomodações.
Aziz Al Houri, um beneficiário do projeto da ACN, disse: “Estamos muito felizes por nós e nossos filhos, pois vamos voltar para nossa própria casa”. Outra beneficiária, uma jovem grávida, contou que espera voltar para Homs antes do nascimento de seu filho.
Uma jovem arquiteta voluntária do projeto, Hala Mashhour, afrimou que “este projeto me enche de entusiasmo”, e acrescentou: “Eu adoraria ver Homs com um novo rosto e sua antiga beleza restaurada”. A família de Hala está alugando um pequeno apartamento por  25.000 libras sírias (US $ 50) por mês. Engenheiros têm avaliado as casas danificadas pelos conflitos para reparo, uma a uma.
De acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), cerca de 11 milhões de sírios estão deslocados, mais de 5 milhões estão refugiados e outros 6 milhões se encontram na condição de deslocados internos (dentro do próprio país). Dessa forma, pode-se considerar que o retorno dessas pessoas às suas casas como uma consequência de mais de sete anos da guerra. Muitos países têm se recusado a receber sírios. Por isso, muitos acabam tendo que retornar às suas casas, mesmo que ainda não haja condições adequadas para isso e até mesmo vários riscos à segurança.
No caso da cidade de Homs, as forças de Bashar as-Assad conseguiram reconquistar a cidade, pacificando-a. Os moradores, porém, enfrentam muitos desafios à sobrevivência, principalmente pelo fato de que grande parte da infraestrutura de Homs foi destruída durante a guerra. Isso reitera, mais uma vez, a necessidade de que a comunidade internacional se mobilize para o envio de ajuda humanitária à Síria.
______________________
Redação ANAJURE
Com informações de World Watch Monitor
 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here