Liberdade religiosa em pauta com participação da ANAJURE no II Encontro de Acadêmicos Cristãos da UEPB

283c9b2d-f250-414a-9f7d-36eacab8de88

Na ultima quinta-feira (27/07) aconteceu a abertura do II Encontro de Acadêmicos Cristãos no Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campina Grande-PB, com a participação de jovens universitários e toda a comunidade interessada, contando com a presença de advogados, juristas, pastores e estudiosos, todos ligados ao meio cristão como palestrantes. O evento foi totalmente gratuito e aberto ao público em geral. Essa programação é realizada anualmente por jovens cristãos universitários com a finalidade de incentivar o debate sobre a cosmovisão cristã num ambiente que constantemente se opõe às religiões, e que é tomado, sobretudo, por ideologias hostis ao cristianismo.

O evento foi aberto por Rafael Durand, acadêmico do curso de Direito da UEPB e Assessor Jurídico da ANAJURE. No mesmo dia, o Diretor Financeiro da ANAJURE, Dr. Ênio Araújo, proferiu palestra com o tema “Liberdade Religiosa em Questão: Uma Análise Jurídica e Histórica”.

69fa8560-f20b-40a8-b595-78a0808c0168Durante a sua ministração, o Dr. Ênio Araújo fez uma análise panorâmica de todas as constituições brasileiras no tocante ao direito à liberdade religiosa, desde à Constituição do Império até à Constituição atual de 1988. Neste sentido, apontou diversos avanços e retrocessos na linha do tempo da evolução constitucional. Ademais, foram abordados também casos concretos envolvendo a liberdade religiosa, bem como projetos de leis que tramitam no Congresso Nacional que podem ser nocivos ao exercício dessa liberdade civil fundamental. Para ver as palestras completas clique aqui (a partir dos 56 minutos).

Ainda na quinta-feira (27/07) também houve palestra do Bacharel em Direito e Teólogo Jamerson Lopes, abordando o tema: “Cosmovisão Cristã: Como Usar as Lentes Cristãs para Observarmos a Realidade?”. O encerramento do II Encontro de Acadêmicos cristãos se deu na na sexta-feira (28/07), ocasião na qual foram abordados os temas: “C. S. LEWIS, o Artista Cristão Contemporâneo, a Escrita Literária e a Fé: Uma Abordagem Semiótica”, com o Doutorando em Literatura Johniere Alves Ribeiro; e “Nascido Gay? Uma perspectiva Científica e Teológica”, com o pastor e psicólogo Valker Neves Sales, da Igreja congregacional Zona Sul.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here