ERITREIA – Morre cristã presa e causa da morte é desconhecida. Ela era mãe de três crianças

eritreia 2Fikadu Debesay foi presa com seu marido em Maio durante um ataque a evangélicos na cidade de Adi Quala, Eritréia.

Mãe de três crianças, Debesay teria morrido no início da semana passada em Metkel Abiet, um campo no deserto, situado entre as cidades de Gahtelai e Shieb, na região norte do Mar Vermelho, e foi enterrada em 10 de agosto em Mendefera. Embora a causa de sua morte ainda seja desconhecida, o campo onde estava detida é situado em uma área conhecida pelo seu extremo calor e aridez.

Uma campanha de invasões aos domicílios de membros de igrejas não autenticadas foi iniciada no mês de maio deste ano em várias cidades. Isso demonstra uma intensificação significativa de uma repressão que está em curso desde maio de 2002, quando o governo eritreu proibiu efetivamente as práticas religiosas não afiliadas às denominações cristãs católicas, evangélicas luteranas e ortodoxas ou ao islamismo sunita. 

Prisões estão acontecendo mensalmente. Em 16 de julho, 16 jovens recrutas do serviço nacional feminino, instalação militar, foram retiradas de seu local de atividades em Adi Halo, uma aldeia a 20 milhas de Asmara, e foram detidas no campo de Metkel Abiet. Outros cristãos e familiares que tentaram visitá-las também foram presos. O cabelo das detentas foi cortado à força, pois, segundo fontes locais, o ato é tido como um “sinal adicional de humilhação em uma sociedade onde o “cabelo da mulher é considerado um sinal de decência e sanidade”.

O número conhecido de cristãos que foram detidos em campos desérticos e instalações militares desde maio já passou para 210. A maioria foi detida após incursões em suas casas, enquanto alguns foram presos em reuniões de oração. Como Fikadu Debesay, vários dos detidos são pais. De acordo com fontes locais, mais de 50 crianças estão atualmente sem um ou ambos os pais como resultado dessas invasões.

Sobre os fatos, o Chefe-Executivo da Christian Solidarity Worldwide (CSW), Mervyn Thomas, comentou: “Nossos pensamentos e orações estão com a família de Fikadu Debesay neste momento doloroso. Pensamos particularmente em seus filhos, que estão de luto por sua mãe na ausência de seu pai detido, e nas outras crianças cujos pais estão injustamente presos. É alarmante observar que as condições e o tratamento em detenção são tão desumanos que podem causar um problema mental. Claramente, os direitos humanos e as liberdades fundamentais continuam a ser violados de forma abrangente na Eritreia, e a situação de liberdade de religião ou crença está se deteriorando.”

________________________________
Fonte: CSW
Por: Redação l ANAJURE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here