EGITO – Estado Islâmico assassina veterinário copta seguido de advertências para "sair ou morrer"

Bahgat foi morto fora de sua clínica em fevereiro do ano passado. (Foto: World Watch Monitor)
Bahgat foi morto fora de sua clínica em fevereiro do ano passado. (Foto: World Watch Monitor)

 
A série de ataques contra cristãos coptas no ano passado, na cidade litorânea egípcia de El-Arish, causou um deslocamento em massa, após os avisos de “deixem ou morram”, dizem parentes do veterinário copta que foi morto por supostos militantes do Estado Islâmico. Bahgat William Zakhar, 40 anos, foi morto a tiros por vários agressores quando deixou sua clínica em um subúrbio de El Arish, capital da província do Norte do Sinai, em fevereiro de 2017.
“El-Arish não era um lugar ruim”, disse Marqos, 17, filho de Bahgat, ao World Watch Monitor. “Vivíamos em paz com nossos vizinhos muçulmanos. Meu pai era veterinário e mantinha boas relações com seus colegas e amigos muçulmanos.” Mas sua mãe, Fawziya, disse que as coisas mudaram com a chegada de novos vizinhos. “Eles tinham uma visão muito rigorosa sobre o Islã”, disse ela.
Os recém-chegados supostamente espalharam panfletos advertindo os cristãos a deixarem a cidade ou morrer. Então as matanças começaram. Bahgat foi uma das primeiras vítimas.
“Era um domingo e meu marido acordou cedo para ir à igreja. Depois disso, ele foi trabalhar na clínica veterinária de um de seus amigos muçulmanos”, explicou Fawziya.
Seu filho Marqos disse que um dos amigos muçulmanos de seu pai, que testemunhou o ataque, explicou o que aconteceu. “Ele me contou que dois jovens mascarados entraram na farmácia e arrastaram meu pai para fora. Disseram a ele para se ajoelhar na rua”, disse Marqos. “Lá eles colocaram duas armas na cabeça do meu pai e disseram para ele se converter ao islamismo. Mas ele balançou a cabeça. Então eles atiraram nele.”
“Meu marido era um homem amado em El-Arish, um respeitado veterinário”, disse Fawziya. “Ouvi dizer que os terroristas estavam de olho nele há algum tempo antes de matá-lo.”
Na época, foi relatado que Bahgat foi morto por militantes pertencentes ao grupo afiliado à Estado Islâmico, ‘Província do Sinai’. O grupo procura impor sua interpretação ‘linha-dura’ do Islã sobre a população local em torno de El-Arish e em todo o Norte do Sinai, e criou uma força policial da moralidade, ou Hisbah , para impor regras estritas contra alguns comportamentos como fumar, raspar a barba ou proibir que as mulheres exponham o rosto.
Em fevereiro do ano passado, o Estado Islâmico disse que queria “acabar com” os coptas do Egito . Uma onda de matanças de coptas seguiu-se no norte do Sinai, levando a um deslocamento em massa de coptas de El-Arish. A família de Bahgat viajou para Ismailia, uma cidade a 200 quilômetros de El-Arish, no Canal de Suez.
Uma grande foto de Bahgat agora está na nova casa da família. “Eu fiquei orgulhoso de meu pai”, disse Marqos. “Por ficar de pé por sua fé até o último momento.”
_________________________________
Tradução do site World Watch Monitor

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here