COPA DO MUNDO: Enquanto eles jogam, vamos orar!

copa logo

A Copa do Mundo da FIFA 2018 teve seu início nesta quinta-feira (14), na Rússia. O país sediará o torneio, que terá um mês de duração e irá afirmar uma das trinta e duas seleções participantes como campeã mundial. Dentre os 32 países que disputam o campeonato, 7 também estão em outra lista, a Lista de Observação Mundial da Open Doors 2018, que elenca os 50 países onde há algum tipo de restrição ao Cristianismo.

Na Colômbia, no Egito, no Irã, no México, na Nigéria, na Arábia Saudita e na Tunísia, os cristãos não são completamente livres para professar sua fé publicamente sem enfrentar algum tipo de perseguição (rejeição, isolamento, negação de direitos e liberdade e violência). Durante a Copa, não esqueçamos os sofrimentos de nossos irmãos e irmãs oriundos desses países, e continuemos a levantar nossas vozes à Deus em favor deles.

Seguem abaixo os países  que participam da Copa do Mundo 2018 nos quais há perseguição aos cristãos:

 

bandeira-arabiaARÁBIA SAUDITA – GRUPO A

O governo da Arábia é comprometido com um sistema islâmico rigoroso, que trata os cristãos como cidadãos de segunda classe. Igrejas não são permitidas, e cristãos migrantes (da Índia, Filipinas e África) quando pegos em reuniões para cultuar a Deus, são detidos e deportados. Crentes sauditas de origem muçulmana sofrem pressões, mas o número destes está crescendo, apesar das sérias consequências que podem enfrentar.

ORE ENQUANTO ELES JOGAM: Os jogos da seleção saudita acontecerão, além de hoje, nos dias 20 (Arábia Saudita x Uruguai) e 25 (Arábia Saudita x Egito).

IRÃ – GRUPO BBandeira-do-Ira

O governo iraniano está comprometido com uma interpretação bastante rígida do Islã, sendo, adotando algumas medidas  anti-cristãs. Igrejas domésticas lideradas por cristãos ex-muçulmanos a foram invadidas e  seus líderes penalizados com longos anos de prisão. Quatro cristãos estão prestes a iniciar sentenças de dez anos de prisão por exercer a fé em Jesus.

ORE ENQUANTO ELES JOGAM:  Os jogos da seleção iraniana acontecerão nos dias 15 (Irã x Marrocos), 20 (Irã x Espanha) e 25 (Irã x Portugal).

ngNIGÉRIA – GRUPO D

A Nigéria está dividida entre um sul cristão e um norte muçulmano. Doze estados do norte são regidos pela lei da Sharia, fonte de legislação islâmica. Os crentes são perseguidos com discriminação, exclusão e violência por parte de grupos militares islâmicos. Os convertidos de origem muçulmana enfrentam rejeição e pressão das próprias família,

ORE ENQUANTO ELES JOGAM:  Os jogos da seleção nigeriana acontecerão nos dia 16 (Nigéria x Croácia), 22 (Nigéria x Islândia) e 26  (Nigéria x Argentina)

EGITO – GRUPO A egito bandeira

O Egito experimentou o aumento nos ataques contra cristãos. No ano passado, 128 foram mortos e muitos outros feridos. O Estado Islâmico tem como alvo cristãos e o governo egípcio oferece pouca proteção. O muçulmanos que se convertem ao cristianismo sofrem pressão familiar e social, impossibilitando o reconhecimento oficial da fé cristã.

ORE ENQUANTO ELES JOGAM:  Os jogos da seleção egípcia acontecerão nos dias 15 (Egito x Uruguai), 19 (Egito x Rússia) e 25 (Egito x Arábia Saudita).

tunisiaTUNÍSIA – GRUPO G

A população tunisiana é registrada oficialmente como muçulmana, e aqueles que optam por praticar a fé cristã enfrentam perseguições de grupos militantes islâmicos, do governo e das famílias. Cristãos foram presos e violentados, e nenhuma nova igreja recebeu registro desde 1956.

ORE ENQUANTO ELES JOGAM:  Os jogos da seleção tunisiana acontecerão nos dia 18 (Tunísia x Inglaterra), 23 (Tunísia x Bélgica) e 28 (Tunísia x Panamá).

 MÉXICO – GRUPO F mexico banjdeir

O México enfrenta grandes problemas no que diz respeito à corrupção. Pastores lidam com intimidação e ameaças de morte porque oferecem uma alternativa à vida de gangues e não pagam subornos para proteção. Cristão de comunidades indígenas são punidos por deixarem as religiões tribais e expulsos de suas casas, enquanto denominações tradicionais são discriminada.

ORE ENQUANTO ELES JOGAM:  Os jogos da seleção mexicana acontecerão nos dias 17 (México x Alemanha), 23 (México x Coreia do Sul) e 27(México x Suécia).

colombia bandeiraCOLÔMBIA – GRUPO H

Grupos criminosos lideram a corrupção e dominam a vida dos colombianos. Cristãos que se posicionam contra o sistemas das gangues, recebem ameaças de morte e são forçados a pagar “imposto de proteção” contra ataques. A violência é ainda mais intensa quando ex-membros se convertem ao cristianismo, sofrendo retaliações de líderes indígenas que impõem suas visões de mundo.

ORE ENQUANTO ELES JOGAM:  Os jogos da seleção colombiana acontecerão nos dia 19 (Colômbia x Japão), 24 (Colômbia x Polônia) e 28 (Colômbia x Senegal).

Para mais informações sobre esses países, escreva para o Secretário Executivo do ANAJURE Refugees, Igor Sabino, em [email protected]

 
 
________________________
Fonte: Open Doors UK
 
 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here