Escrito em por . Atualizado em 17/10/2018 16:29h.

Cristãos na Turquia pedem oração por um obreiro cristão expatriado que foi preso e recebeu uma ordem de deportação.

David-Byle-511x675David Byle, um cidadão americano e canadense, foi preso depois de uma checagem rotineiras de identidade na estação de trem de Ankara, no sábado 13 de outubro, e levado para o Departamento de Polícia Anti-terror para interrogatório. David foi libertado no domingo à tarde, mas recebeu uma ordem de quinze dias para deixar o país.

David tem servido na Turquia há dezoito anos e tem enfrentado várias tentativas de deportação devido aos seus esforços evangelísticos. Ele foi preso pela primeira vez em 2007 durante um evangelismo de rua. O relatório oficial da polícia o acusou de “atividade missionária, perturbando a paz e insultando o Islã”. Ele foi detido por três dias na época, mas, como a atividade missionária é legal na Turquia, e a literatura que ele distribuiu não caluniava o Islã, mais tarde tribunal retirou as acusações.

Em 2009, David foi preso novamente enquanto fazia evangelismo. Ele deveria ser deportado, mas seu advogado recorreu com sucesso contra a ordem de deportação. Em 2016, ele foi detido por oito dias, mas sua deportação foi novamente interrompida por meio da intervenção de seu advogado. Em fevereiro de 2017, o Tribunal Constitucional da Turquia decidiu suspender temporariamente a ordem de deportação até que “informações e documentos” específicos fossem apresentados como prova de que ele é diretor, membro ou defensor de “organizações terroristas” ou é uma ameaça à ordem pública e à segurança. David foi aconselhado a contestar legalmente a última ordem de deportação, mas também a sair dentro de quinze dias, conforme indicado pelo pedido.

David e sua família ficaram profundamente comovidos com o apoio de amigos e colegas, escrevendo: “(Nós) ficamos impressionados com as demonstrações de amor e apoio, não apenas dos crentes aqui na Turquia, mas de literalmente em todo o mundo. Significa muito para nós e nos encoraja muito a saber que não estamos sozinhos, que somos parte de uma família tão grande, a família de Deus.”

 

Pedidos de oração:

David e sua família pedem oração enquanto consideram os próximos passos. Por favor, ore para que

1. David e sua família continuem a ser fortalecidos e encorajados durante esta provação;
2. David tenha a sabedoria e orientação para saber como proceder, inclusive em discussões com seus colegas de trabalho;
3. Deus comforte a comunidade cristã na Turquia, especialmente porque isso está ocorrendo logo após o trauma da detenção de Andrew Brunson e sua eventual liberação na última sexta-feira.
4. O estado turco pare de perseguir missionários cristãos expatriados.

___________________

Fonte: Middle East Concern