Academia ANAJURE 2017 – Semana de estudos em Anápolis reúne 60 estudantes de Direito de todo país

Academia

Na última semana, entre os dias 17 e 21, foi realizada a primeira edição do Academia ANAJURE, nas dependências do Centro Universitário de Anápolis – GO (UniEvangélica). Com a participação de 60 estudantes de graduação e recém-formados em Direito, o curso foi marcado por aulas e  debates voltados a área do Direito sob uma cosmovisão cristã.

O Academia ANAJURE é um programa de treinamento direcionado a estudantes de graduação e recém-formados em Direito, organizado pela ANAJURE com vistas à formação numa Cosmovisão Cristã aplicada às Ciências Jurídicas, baseando-se nas mais importantes teorias existentes no establishment acadêmico, que comprovam que o Cristianismo foi decisivo para a formação do Estado Democrático de Direito e sistemas jurídicos nacionais do mundo contemporâneo.

     Confira os destaques da semana no ACADEMIA ANAJURE:

Academia 1A programação da semana teve início no domingo (16), quando os alunos estiveram na Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia, onde puderam ouvir a pregação da Palavra pelo Pr. Augustus Nicodemus, Presidente do Conselho Consultivo Referencial da ANAJURE. Na segunda-feira (17), teve início a programação na UniEvangélica. A cerimônia de abertura contou com a presença do Dr. Carlos Hassel Mendes, Reitor da UniEvangélica, e do Dr. Francisco Alencar, representando a Presidência da Associação Educativa Evangélica (AEE), além do Dr. Uziel Santana, Presidente da ANAJURE, Dr. Valmir Nascimento, Diretor de Assuntos Acadêmicos da ANAJURE, Dr. Augusto Ventura, Diretor Jurídico da ANAJURE e Drª Edna Zilli, Diretora de Assuntos Parlamentares da ANAJURE.

Em seguida, o Dr. Jónatas Machado, Professor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e Diretor-Executivo do Ius Gentium Conimbrigae procedeu com Aula Magna do curso, discorrendo sobre “O Princípio Anticorrupção e a Cosmovisão Judaico-Cristã”. O mesmo ressaltou que a corrupção representa uma forte ameaça aos ideais democrático-republicanos, e destacou a necessidade de um aprofundamento científico nesse tema, capaz de responder aos desafios que temos em todas as áreas da sociedade.

DebateJá na terça-feira (18) ocorreu uma seção de perguntas e respostas com a presença do Dr. Uziel Santana (Organizador geral do evento), Drª. Edna Zilli e Dr. Valmir Nascimento, A sessão teve como tema: “O jurista cristão e a esfera pública: cenários e perspectivas atuais no âmbito da OAB, Ministério Público e Poderes da República” e os três juristas expuseram acerca da atuação da ANAJURE na defesa das liberdades civis fundamentais. No mesmo dia, o Pastor Jonas Madureira ministrou a aula: “Perspectivas cristã na filosofia do Direito”.

Na manhã da quarta-feira, a Drª. Lenise Garcia, professora da UNB e Presidente da ONG Brasil sem Aborto, ministrou a aula com o tema “Aborto e Culturas da Morte e da Vida: Uma análise científica e social”. A professora apresentou, primeiramente, a atual regulamentação jurídica do aborto no Brasil, passando pelos Projetos de Lei e casos em curso no STF sobre este tema, e, em seguida, expondo os argumentos jurídicos e científicos que fundamentam  a defesa da vida humana da concepção até a morte natural.

À tarde, ocorreu o Debate: “A participação do Cristão na esfera pública: temas polêmicos,” que teve como mediador Dr. Uziel Santana e como debatedores o Dr. Jesseir Alcântara, Magistrado em Goiás; o pastor Guilherme de Carvalho e o Dr. Augusto Ventura. Nesta sessão, os debatedores puderam se posicionar acerca de diversos temas da pós-modernidade, como por exemplo os limites da liberdade de expressão, a união homoafetiva, o homeschooling, o aborto de anencéfalos, a neutralidade estatal, entre outros.

mixNo penúltimo dia, o Dr. José do Carmo Veiga ministrou a aula: “Liberdade Religiosa na Constituição e nos Tribunais Superiores Brasileiros,” onde falou sobre o desenvolvimento do sistema constitucional brasileiro e suas implicações para liberdade religiosa. O Dr. Augusto Ventura, também ministrou no mesmo dia sobre “Aspectos Jurídicos das Organizações Religiosas: Problemas atuais”. Durante sua aula, falou sobre alguns sistemas estatais e como cada um deles se relaciona com a Religião, e, através disso, abordou os perfis de estados confessionais, laicos e laicistas, e  abordou alguns desafios atuais no que concerne ao regime jurídico das organizações religiosas.

No dia de encerramento do Academia ANAJURE, as aulas do Dr. Jeffery Ventrella e Dr. Rogério Greco fizeram parte da programação. Com as temáticas, “Perspectivas e Desafios frente à “Identidade de Gênero” e “O direito penal na atualidade e o sistema prisional”, respectivamente, eles finalizaram a grade curricular dos participantes.

Além de todas as atividades acadêmicas desenvolvidas, no início de cada dia, os alunos tiveram momentos de louvor e devocionais. Além disso, a programação contou com grupos de oração, em que os estudantes puderam compartilhar uns com os outros um pouco de seus dilemas e perspectivas acerca da necessidade de conciliar a todas as áreas da vida (profissional, acadêmica e pessoal) sem abrir mão ao chamado de Deus em suas vidas e sendo guiados pelos princípios da Palavra.

Academia
Ao término do período de aulas, os alunos da 1ª Turma do Academia ANAJURE prestaram uma homenagem à ANAJURE e à UniEVANGÉLICA. Representando os alunos da 1ª Turma, a aluna Letícia Oliveira declarou:

“Vocês não nos trouxeram apenas para um treinamento técnico, nos trouxeram para uma capacitação completa: física, intelectual e espiritual. […] Muitos já disseram, mas mais uma vez nós dizemos: vocês são resposta de oração para nossa geração, para o nosso país e para as nossas vidas. Agradecer a toda equipe da ANAJURE e da UniEvangélica pela parceria e generosidade não é suficiente, e sabemos disso, por isso nós oramos. […] Por fim, além de orar, agradecer e admirar, queremos que saibam que podem contar conosco. Entendemos a nossa vocação de modo mais claro, graças à Deus e à vocês, e queremos servir ao Reino e caminhar com vocês. Seria um  privilégio e uma alegria inenarrável. Nunca nos esqueceremos dessa semana inefável. Com amor, alunos da 1ª Academia ANAJURE.”

No último dia do programa, ocorreu a solenidade de formatura da 1ª Turma do Academia ANAJURE, em que estiveram presentes o Dr. Carlos Mendes, Reitor da UniEvangélica; Dr. Augusto Ventura, Membro do Conselho Administrativo da UniEvangélica e Diretor Jurídico da ANAJURE; Drª. Edna Zilli, Diretora de Assuntos Parlamentares da ANAJURE; Drª Lízia Vieira, diretora Jurídica da UniEvangélica e Coordenadora da ANAJURE do Estado de Goiás; e Dr. Felipe Augusto, Coordenador do Academia ANAJURE 2017.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here