Tiroteio em igreja batista no Texas deixa 27 mortos. ANAJURE emite nota em solidariedade às vítimas

[Leia aqui em PDF]
Nota. Texas

A Frente Parlamentar Mista para Refugiados e Ajuda Humanitária e a ANAJURE – Associação Nacional de Juristas Evangélicos, por seus respectivos representantes, vem, através do presente expediente, expor ao Governo Brasileiro, à Comunidade Internacional e, sobretudo, ao governo e à população civil dos Estados Unidos da América, as suas condolências e o seu repúdio com relação ao que adiante se explicita:

Ontem (05/11), de acordo com agências de notícias, um homem armado realizou uma série de desparos na Primeira Igreja Batista de Sutherland Springs, no sudeste do Texas, nos EUA[1]. Pelo menos 27 pessoas foram mortas, incluindo o atirador. O número total de mortes, no entanto, ainda não foi confirmado[2].

Até o momento, há poucas informações acerca da identidade do atirador e não há evidências de o crime possua alguma relação com organizações terroristas transnacionais, como o Estado Islâmico.

Diante disso, expressamos as nossas condolências aos amigos e familiares de todas as vítimas e expressamos o nosso total repúdio a esse crime bárbaro. O qual, além de ser um grande atentado ao direito à vida e à dignidade humana, é, sobretudo, um atentado à liberdade religiosa. Alvejar civis desarmados durante um momento de culto é um ataque direto àquela que é considerada a primeira liberdade humana; a liberdade de professar ou não uma crença religiosa e expressá-la por meio do culto público ou em particular, de modo isolado ou coletivo.

Desse modo, cumprimos o mandamento bíblico de “chorar com os que choram” e expressamos a nossa solidariedade aos nossos irmãos batistas em Texas. Pedimos também ao governo estadunidense que continue a investigar o incidente e adote as medidas necessárias para garantir cada vez mais que os seus civis continuem a exercer o direito à liberdade religiosa, conforme assegurado pela Constituição dos EUA.

Brasília- DF – Brasil, 06 de novembro de 2017.

Deputado Federal Leonardo Quintão
Presidente
Frente Parlamentar Mista para Refugiados e Ajuda Humanitária (FPMRAH)

Dr. Uziel Santana dos Santos
Diretor da FPMRAH
Presidente
Associação Nacional de Juristas Evangélicos – (ANAJURE)

_______________________________________________

[1] UOL NOTÍCIAS. Atirador invade igreja e mata ao menos 20 pessoas no Texas. 05 de novembro de 2017. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2017/11/05/homem-invade-igreja-no-texas-e-mata-ao-menos-27-pessoas-no-texas-diz-imprensa-americana.htm?cmpid=.

[2] BBC. Mass shooting at Texas church. 05 de novembro de 2017. Disponível em: http://www.bbc.com/news/live/world-us-canada-41880700?ocid=socialflow_facebook&ns_mchannel=social&ns_campaign=bbcnews&ns_source=facebook.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here