Segundo dia de aulas do módulo II, da pós-graduação em Direitos Humanos Fundamentais, em Coimbra,Portugal

WhatsApp Image 2018-03-13 at 13.06.54A parceria entre a ANAJURE, FCL LAW e a Universidade Luterana do Brasil, com colaboração do Ius Gentium Conimbrigae (Centro de Direitos Humanos sediado na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra) e do Regent’s Park College, da Universidade de Oxford, realizou nesta terça-feira (13/03)  o segundo dia de aulas do módulo II da pós-graduação internacional em “Direitos Humanos Fundamentais: Liberdade Religiosa, Liberdade de Expressão e Objeção de Consciência”, em Coimbra, Portugal.

No período da manhã, o Prof. Dr. Jónatas Machado [1] demonstrou a importância do pensamento judaico-cristão,  assim como seus valores éticos e morais para a construção da civilização ocidental contemporânea; defendendo, por este motivo, que a liberdade religiosa é mais do que simplesmente um direito civil fundamental, mas se trata de viabilizar o fundamento político-social das instituições.

WhatsApp Image 2018-03-13 at 13.06.55Após o almoço, a Profª. Dra. Helena Vilaça [2] descreveu  as relações da sociologia da religião, falando especialmente sobre as teorias da secularização e suas diversas dimensões, agregando um conhecimento aos alunos que é pouco explorado nas academias brasileiras; indicando livros e autores fundamentais ao desenvolvimento do tema.

Nesta semana, ainda haverá aulas com outros professores, tratando sobre temas ligados à liberdade religiosa, liberdade de expressão e objeção de consciência. Na sexta-feira (16),  acontecerá uma seção de encerramento deste módulo presencial em conferência sediada na Universidade Autónoma de Lisboa (UAL), com a presença de professores renomados. Na semana a seguir, está prevista a execução de aulas e eventos em Londres e em Oxford, por ocasião do Módulo III da pós-graduação e do IPPFoRB Academy.

Para mais informações, acesse: www.anajure.org.br/pos-ulbra

[1] Vice-presidente e Diretor Executivo do Ius Gentium Conimbrigae. Professor Associado da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Doutor em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Mestre em Ciências Jurídco-Políticas pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

[2] Doutora em sociologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP). Professora auxiliar com nomeação definitiva no Departamento de Sociologia da FLUP. Membro da Associação Portuguesa de Sociologia e da International Society for the Sociology of Religion.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here