Escrito em por . Atualizado em 12/04/2017 13:58h.

RLP. Michel Temer

[Michel Temer recebe relatório de atividades da ANAJURE na OEA em defesa da liberdade religiosa]

Na tarde desta quarta-feira (05), acompanhados pelo deputado federal Leonardo Quintão [Presidente da Frente Parlamentar Mista para Refugiados e Ajuda Humanitária (FPMRAH)], o comitê de liderança da Religious Liberty Partineship (RLP) esteve no Palácio do Planalto em audiência com o Presidente Michel Temer, onde falaram sobre liberdade religiosa, crise de refugiaos e ações da ANAJURE em parceria com a FPMRAH. Michel Temer elogiou o trabalho da organização e agradeceu pela visita. A diretora de assuntos parlamentares da ANAJURE, Dra. Edna Zilli, e o diretor de relações institucionais da ANAJURE, Dr. Jean Regina, acompanharam a comitiva que entregou o relatório de ações da ANAJURE na Organização dos Estados Americanos (OEA), assim como ocorreu na visita ao Ministro das Relações Exteriores do Brasil ontem (04) (leia mais aqui).

RLP. SENADO

[Presidente do Senado recebe comitiva da RLP, ANAJURE e FPMRAH]

Neste mesmo sentido, os presidentes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, Eunício Oliveira e Rodrigo Maia, também foram visitados pela comitiva. No senado o grupo também contou com a presença do deputado federal Roberto de Lucena. Na câmara, o deputado uruguaio e membro da RLP Gerardo Amarilla contou sua experiência como parlamentar na defesa da liberdade de religião no Uruguai e na América Latina.

Mervyn Thomas, chefe-executivo da Christian Solidarity Worldwide (CSW) e um dos líderes da RLP, falou que é importante que as violações ao direito à liberdade de religião seja monitorado e conhecido para que minorias possam ter voz e ter condições de usufruir deste direito humano fundamental como qualquer outra pessoa seja qual for a sua fé. Ele destacou que a RLP existe para por em contato organizações cristãs de todo o mundo como um esforço para que casos de perseguição religiosa, na esfera real ou simbólica, sejam detectados e que se busque soluções. Diariamente sites internacionais como o da própria CSW, por exemplo, mostram que casos de intolerância religiosa e perseguição por causa da fé são cada dia mais constantes e coopera inclusive para a delicada crise de refugiados que se vive atualmente.

RLP. RODRIGO MAIA[ANAJURE, FPMRAH e RLP representadas durante visita ao Presidente da Câmara dos Deputados Federais do Brasil, Rodrigo Maia]

O Dr. Jean Regina disse que embora a liberdade religiosa não seja um tema comum no Brasil, é um tema de crescente atenção do poder público por conta das violações recentes a este direito em países latinos-americanos como México, Cuba e Colômbia. A Dra. Edna Zilli reforçou que essa mobilização para encontros com lideranças políticas brasileiras durante a Consulta Anual da RLP no Brasil se dá pelo fato de que tanto RLP, quanto ANAJURE e FPMRAH reconhecem a importância do diálogo e conscientização para que violações ao direito de liberdade religiosa possam ser enfrentados com efetividade. “E por isso mesmo nosso relatório de trabalhos dentro da Comissão e Corte Interamericana de Direitos Humanos foram entregues, porque existe trabalho sendo realizado em defesa da liberdade religiosa por organizações cristãs como a ANAJURE, que vai além de discursos e visa o bem comum de todos, seja do cristão ou do ateu”, explicou a Dra. Edna Zilli.

O Dr. Uziel Santana – que seguiu com os demais membros da RLP nas conferências da tarde da Annual Consultation – ressaltou que “os objetivos do encontro da RLP foram cumpridos, na medida em que pudemos apresentar aos poderes públicos da República Federativa do Brasil nossos relatórios sobre as violações que ocorrem contra a liberdade religiosa. Todas as organizações membros da RLP saem daqui com grandes oportunidades de parceria com o governo brasileiro. Sentimos assim que a nossa missão foi cumprida.”