Escrito em por . Atualizado em 11/08/2017 11:01h.

Comissão de Direitos Humanos

[CHILE – Presidente da FIAJC e ANAJURE na Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados]

UNIVERIDADE SEKEsta semana, entre os dias 08 e 10, o Presidente da ANAJURE e FIAJC esteve no Chile onde participou de conferência sobre os limites do Estado Laico, promovida pela Advocates Chile (entidade membro da FIAJC) na Universidade Internacional SEK, e também visitou a Comissão dos Direitos Humanos da Câmara dos deputados do Chile, onde falou sobre casos de violação do direito de liberdade religiosa, alertando para o valor do diálogo entre religiosos e políticos para que a laicidade não seja substituída pelo preconceito à religião ou “laicismo”.

Durante palestra na Universidade SEK, o Dr. Uziel falou desde as relações entre política e religião nas épocas pré-cristãs até os dias atuais, reforçando o quanto o cristianismo favorece a ideia de liberdade, em especial com os frutos da reforma protestante. “Apesar de diferenciarem quanto ao grau da influência, a maioria dos historiadores do direito concordam sobre a função decisiva da teologia judaico-cristã, para a definição histórica e ampla aplicabilidade das liberdades civis básicas e a formação da consciência do homem moderno sobre conceitos como “democracia”, “justiça”, “Estado laico” e “liberdade religiosa”, com especial atenção à moral calvinista pós-reforma protestante.”, disse.

Ele também trouxe um panorama da perseguição religiosa na América Latina, com casos de violência real e simbólica no Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, México e Peru, todos apresentados em relatórios na Organização dos Estados Americanos (OEA) pela equipe de advogados que atuam no órgão em nome da FIAJC e da ANAJURE.

“Agradecemos a toda equipe da ADVOCATES Chile pela recepção e árduo trabalho em defesa da liberdade religiosa no país, em especial à Dra. Carmem Glória, que os lidera, e está sempre atuando para mobilizar chilenos na conscientização acerca da valorização da defesa das liberdades civis fundamentais no país e na América Latina”, agradeceu o Dr. Uziel. A Dra. Carmem Glória também agradeceu o apoio da FIAJC para ações do grupo no Chile.