Pós-Graduação Internacional – Alunos comentam encerramento do módulo em Coimbra e falam sobre expectativas para as aulas em Oxford nesta semana

DSC05551Primeira turma da Pós-Graduação Internacional em Estado Constitucional e Liberdade Religiosa durante encerramento do módulo II em Coimbra – Portugal, numa parceria entre Universidade Presbiteriana Mackenzie (São Paulo-Brasil), IUS Gentium Conimbrigae (Centro de Direitos Humanos da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra – Portugal) e Oxford Centre for Christianity and Culture – Regent’s Park College (Universidade de Oxford – Reino Unido), sob coordenação geral da ANAJURE.


DSC05414Desde o dia 04 de abril, juristas brasileiros da primeira turma da Pós-Graduação Internacional em Estado Constitucional e Liberdade Religiosa (ANAJURE, Mackenzie, Coimbra e Oxford) embarcaram para a Europa com destino a Portugal e Inglaterra para estudar os módulos II e III do curso. (Leia mais aqui)

O módulo II foi encerrado na última sexta-feira (08), na faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, e o módulo III teve início hoje (11), na Universidade de Oxford, com encerramento programado para a tarde do dia 15 numa cerimônia especial a ser realizada na Câmara dos Lordes (House Of Lords), onde estará a líder do Painel Internacional de Parlamentares para Liberdade Religiosa ou de Crença (International Panel of Parliamentarians for Freedom of Religion or Belief – IPPFoRB), Baronesa Elizabeth Berridge, que discursará sobre o direito de liberdade religiosa. 

Biblioteca JoaninaEm Coimbra, além das aulas, os estudantes tiveram ainda a oportunidade de fazer um tour histórico na universidade, conhecendo seus principais pontos, com destaque para a Biblioteca Joanina, umas das mais ricas bibliotecas da Europa.

"A semana de aulas e atividades na prestigiosa Faculdade de Direito de Coimbra foi um grande sucesso. Discussões e aprendizado profundo sobre o direito humano fundamental de liberdade religiosa, encerrando com chaves de ouro com a aula do Prof. Dr. Gomes Canotilho. Agora partimos para a Universidade de Oxford com grandes expectativas", afirmou o Dr. Uziel Santana, Presidente da ANAJURE, que é também Professor  e Coordenador Geral do curso. 

DSC05544Aula do Dr. J. J. Canotilho, Professor catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, considerado um dos constitucionalistas estrangeiros mais influentes no Brasil.
 

Ainda durante o encerramento do módulo em Portugal, o Dr. Jónatas Machado, professor da pós-graduação e Coordenador do Centro de Direitos Humanos da Universidade de Coimbra (IUS Gentium Conimbrigae), disse que foi uma honra receber a comitiva brasileira de juristas da ANAJURE para essa primeira turma do curso.

Destacando a importância histórica e cultural dessa experiência, os alunos falaram sobre como se sentem. Veja abaixo alguns depoimentos:

 

DSC05498Coimbra: universidade fundada em 1290. Gerações e gerações de juristas passaram por aqui. Os primeiros Reis de Portugal governaram daqui, que foi o primeiro Palácio Real. José Bonifácio foi aluno e professor aqui. Que honra viver estes momentos, aprendendo e empreendendo pela Liberdade Religiosa e pela defesa dos valores do Cristianismo como sustentáculo da Democracia!

– Dr. Jean Regina, Diretor de Relações Institucionais da ANAJURE e Coordenador do corpo de juristas de Igrejas Históricas Brasileiras.

 

Módulo III do Curso de Pós-Graduação Internacional em Estado Constitucional no Regent's Park College em Oxford. Um privilégio estudar onde grandes homens de Deus fizeram história, como William Carey, Thomas Helwys, etc.

– Dr. Jonas Moreno, Vice-Presidente da ANAJURE e Diretor do ANAJRUE Refugees. 
 

A universidade de Oxford é a mais antiga das universidades de língua inglesa, considerada uma das 10 melhores universidades do mundo. É composta por cerca de 40 colégios espalhados pela cidade. Entre seus famosos alunos destacam-se, então, futuros reis, presidentes e outros famosos estadistas além de estudiosos, cientistas, escritores, ganhadores do Prêmio Nobel e demais. Dentre esses Bill Clinton, Tony Blair, C. S. Lewis (autor de As Crônicas de Nárnia), J. R. R. Tolkien (autor de O Senhor dos Anéis), Edmund Halley, que deu o nome ao famoso cometa, Robert Hooke, Lewis Carroll (Alice no País das Maravilhas), Benazir Bhutto, Manfred von Richthofen (o Barão Vermelho), Oscar Wilde, e é claro, John Wesley.

– Dr. Valmir Nascimento:  Diretor de Assuntos Acadêmicos da ANAJURE, teólogo e mestrando em teologia.

 

OxfordAbertura do módulo III com a Dra. Nazila Ghanea em aula com o tema "Liberdade e minorias religiosas: aspectos legais."
 

Certamente voltaremos para o Brasil com uma preciosa bagagem para trabalhar em prol da liberdade religiosa num tempo de profunda necessidade mundial de diálogo sobre o tema.

– Dr. Antenor Cardoso – Diretor Honorário da ANAJRUE e Desembargagor do Tribunal de Justiça de Pernambuco.
 

turma


Estes momentos de compartilhamento de conhecimento nas destacadas universidades de Coimbra e Oxford estão sendo um marco para nosso trabalho em defesa das liberdades civis fundamentais no Brasil e no Mundo. 

– Dra. Rosane Araújo: Diretora Honorária da ANAJURE, Promotora de Justiça e Diretora-Geral da Fundação Escola do Ministério Público do Estado da Paraíba.


As aulas com professores e especialistas tão experientes no tema da liberdade religiosa no cenário internacional nos ajudam a ampliar a visão e nos motivam a avançar na atuação deste tema no Brasil. Para mim é uma honra fazer parte deste momento junto à ANAJURE.

– Dra. Valdira Câmara: Diretora Honorária da ANAJURE, e Procuradora de Justiça no Rio Grande do Norte.

 

Novas turmas!

A coordenação do curso comunica que duas novas turmas desta pós-graduação deverão iniciar no segundo semestre de 2016, cujos editais serão publicados no site da ANAJURE no final de Abril. Imperdível!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here