Meninas de Chibok: Superação após o sequestro

Das 56 garotas de Chibok que, em 2014, escaparam do domínio do Boko Haram logo após o sequestro na Nigéria, 42 concluíram o ensino secundário na última quarta-feira (26).

NigériaAs meninas foram patrocinadas para estudar em escolas privadas, tanto pelo governo do estado de Borno quanto pela organização sem fins lucrativos Girl Child Concern. A Academia Cristã Internacional Bethel (para estudantes cristãos) e a Escola Secundária de Ciências Ulul-Albab (para estudantes muçulmanos) nos estados de Katsina e Plateau, foram onde  as meninas finalizaram seus estudos, segundo informações da AfricaNews.

As 42 estudantes estavam entre as primeiras garotas que conseguiram escapar um pouco depois de haverem sido seqüestradas em sua escola em Chibok, nordeste da Nigéria, estado de Borno, enquanto estavam estudando para seus exames finais em Abril de 2014.

Desde então, algumas das outra 219 meninas sequestradas já escaparam ou foram libertas, 21 delas em Outubro e outras 81 em Maio. De acordo com o AfricaNews, 113 meninas ainda estão sob o poder do Boko Haram, enquanto que o governo continua negociando para libertá-las.

Enquanto isso, os pais das meninas que foram libertas expressaram sua frustração com o restrito acesso às suas filhas devido ao controle rigoroso do governo. Embora o governo diga que eles estão fornecendo cuidados físicos e emocionais e patrocinando a escolaridade para as meninas em Abuja, capital nigeriana, seus pais viram suas filhas poucas vezes e, mesmo assim, sob uma vigilância muito forte.

______________________________
Fonte: World Watch Monitor

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here