Juristas da América Latina participam de Diplomado na Universidade de Oxford


O FCL LAW (Instituto Internacional de Pesquisas e Estudos Jurídicos em Liberdades Civis Fundamentais) promoveu, em parceria com a ANAJURE, o curso “Diplomado em Direitos Humanos e Liberdade Religiosa: sistemas ONU e OEA”, durante os dias 08 a 12 de julho, no Regent’s Park College, permanent private hall da Universidade de Oxford, no Reino Unido, cujo objetivo foi instruir juristas de diversos países, para melhor liderarem com temas relacionados à Liberdade Religiosa em seus contextos. O curso teve organização do Dr. Uziel Santana.

Para isso, a capacitação contou com a presença de professores renomados e especialistas no tema, fazendo provocações pertinentes e trazendo o conhecimento de forma profunda e consistente. Prof. Dr. Thomas Schirrmacher, PhD em Sociologia da Religião e Liberdade Religiosa pela Universidade de Bonn, na Alemanha, e PhD em antropologia cultural pela Universidade do Pacífico Ocidental, nos EUA. Prof. Dr. Mark Hill QC, docente do Centro de Direito e Religião da Universidade de Cardiff. Prof. André Fagundes, Doutorando em Direito Público pela Universidade de Coimbra. Dr. Steven Selvaraj, líder da equipe da Christian Solidarity Worldwide (CSW) no Sul da Ásia, atuando como advogado oficial na Índia, Sri Lanka e no Nepal. Dr. Mervyn Thomas, CEO e fundador da CSW e Presidente da Religious Liberty Partnership (RLP), e Dr. David Taylor, analista de assuntos internacionais, com foco particular no Oriente Médio, trabalhando com várias organizações sobre liberdade religiosa. Dr. Felipe Carvalho, assessor jurídico internacional da ANAJURE e Dr. Martin Allaby, autor de livros, pesquisador e escritor britânico.


Durante essa semana foi possível apresentar a situação da liberdade religiosa no contexto universal e regional; treinar os participantes para atuar diretamente diante dos sistemas de proteção dos Direitos Humanos da ONU e da OEA; analisar a questão dos refugiados e da liberdade religiosa no contexto global e latino-americano; possibilitar intercâmbios entre pesquisadores, profissionais da área jurídica, defensores de direitos humanos e áreas afins em práticas para a proteção dos direitos humanos, especialmente a liberdade religiosa.


Nesse sentido, o presidente da ANAJURE, Dr. Uziel Santana, declarou que “Ficamos felizes em viabilizar, nestes anos de parceria com o Regent’s Park College, a presença de dezenas de juristas em uma das mais prestigiadas academias do mundo, a Universidade de Oxford. O presente curso é mais um passo que a ANAJURE dá na capacitação e fomento da defesa e promoção das Liberdades Civis Fundamentais“.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here