Junto a membros e parceiros de todo o Brasil reunidos no Senado Federal, ANAJURE celebra trienal de trabalho e inaugura sua sede em Brasília

ANAJURE no senadoDiretores nacionais, coordenadores estaduais e parte dos associados da ANAJURE

 

Durante solenidade de comemoração aos seus três anos de trabalho no Brasil e no Exterior realizada na manhã de ontem (14) no Senado Federal, a ANAJURE foi prestigiada com a presença de seus parceiros institucionais e convidados especiais para apresentação do relatório de atividados de 2012 a 2015, além da posse da nova diretoria.
 

[CLICK NA IMAGEM ABAIXO PARA ABRIR O RELATÓRIO]   

Capa do relatório


Na mesa de abertura junto ao Dr. Uziel Santana, presidente da ANAJURE, estiveram o Senador José Medeiros (representando a Frente Parlamentar Mista para Refugiados e Ajuda Humanitária  – FPMRAH), Dr. Guilherme Granja (representando Beto Vasconcelos, presidente do Comitê Nacional para os Refugiados da Secretaria Nacional de Justiça – CONARE/SNJ), Fernando Godinho (representando Agni Castro Pita, atual representante do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados – ACNUR/Brasil) e Malek Twal, Embaixador da Jordânia no Brasil. 
 

IMG_5903


Em sua fala inicial, o Dr. Uziel destacou que a ANAJURE nasceu em 2012 como fruto de um trabalho que já acontecia desde 2007, quando três juristas do nordeste (ele, Dr. Enio Araújo e Dr. Valter Vandilson) se uniram para atuar em oposição ao processo de grandes desconstruções dos valores cristãos na sociedade brasileira que atendia a uma agenda de ideologias anticristãs e antirreligiosas. Ele mostrou como o trabalho da ANAJURE se desenvolveu ao ponto de agregar atualmente vários parcerios internacionais, cerca de 400 juristas entre seus associados, parceria com as principais convenções de igrejas cristãs brasieliras, entidades educacionais, agências missionárias, e líderes religiosos de outros seguimentos em defesa da liberdade religiosa.

O Senador José Medeiros falou sobre a importância do trabalho de apoio que a ANAJURE desenvolve no combate a intolerância religiosa junto a parlamentares do Brasil e do mundo, sobretudo através das ações junto ao Painel Internacional de Parlamentares para a Liberdade de Religião ou Crença [International Panel of Parliamentarians for Freedom of Religion or Belief (IPPFoRB)], que tem cerca de 150 líderes políticios de mais de 50 países e do qual o senador faz parte por mediação da ANAJURE. 
 

IMG_5875


Dr. Guilherme Granja do CONARE e Fernando Godinho do ACNUR enfatizaram a alegria deles ao ver as ações da ANAJURE no que tange a delicada causa da crise de refugiados internacional, atualmente em pauta nas ações do projeto ANAJURE Refugees (leia mais sobre este projeto aqui). Eles lembraram os eventos realizados em parceria com a ANJAURE,  a exemplo do 1º Seminário Interinstitucional para Refugiados e Ajuda Humanitária (leia aqui), proporcionando amplo debate sobre este tema, e a mediação para a criação na UniEVANGÉLICA de Goiás da Cátedra Sérgio Veira de Mello (CSVM). Também foi elogiado por eles o fato da ANAJURE ser membro como representante da sociedade civil na Frente Parlamentar Mista para Refugiados e Ajuda Humanitária (FPMRAH), sempre buscando deixar em evidência a questão dos refugiados e da liberdade religiosa no Congresso nacional. As ações na busca de diálogo, pluraridade, integridade e respeito no desenvolvimento dos projetos da ANAJURE também foi mencionado pelo ACNUR e CONARE como marcas de um trabalho genuíno e eficaz. 

IMG_5931Malek Twal, Embaixador da Jordânia no Brasil, fez uma breve apresentação sobre seu país, e afirmou que a nação tem o tamanho equivalente ao Estado do Ceará, se situa entre os 10 países com situação mais pobre em questão de água no mundo, e tem 7 milhões de habitantes, dos quais quase 4 milhões são refugiados da Síria, Palestina, Iraque, Egito, entre outros países, que infelizmente pesam no que a Jordânia poderia acolher em suas demandas atuais. Diante deste quadro, Malek Twal disse que trabalhos como o da ANAJURE, que recentemente abriu um escritório do ANAJURE Refugees em Amã, são extremamente importantes e bem-vindos ao país, embora infelizmente representem apenas uma gota em um imenso oceano. Ele ressaltou que apesar de ser apenas uma gota, ao mesmo tempo não se pode contabilizar a importância desta ação, que muda muitas vidas e que mostra que o Brasil é uma nação forte, ativa e resistente, representando todos os brasileiros, pois a sociedade civil se levanta para ajudar em crises internacionais mesmo o Brasil vivendo uma crise econômica e política como vive hoje.

"Para nós, o Brasil é um grande país. Com a sétima maior economia do mundo, certamente pode ter um papel muito importante e relevante no cenário internacional, ao passo que supera suas próprias crises internas, por ser uma nação forte. A ANAJURE é a única organização não governamental que está representando o Brasil na crise de refugiados e que está atraindo a atenção do mundo inteiro, e isto deve ser motivo de orgulho a este parlamento e aos cidadãos brasileiros. A ANAJURE permite que o Brasil esteja na lista dos países que ajudam no combate à crescente crise dos Refugiados e eu acredito que por esta iniciativa a ANAJURE merece todo o apoio de nossa embaixada.", afirmou Malek Twal.

Durante a solenidade, o Dr. Uziel Santana também apresentou a nova composição dos diretores e coordenadores da ANAJURE, que tomaram posse de seus mandatos:
 

IMG_5988
 

Conheça a atual composição dos Diretores Nacionais da ANAJRUE [click aqui], Conselho Consultivo da ANAJURE [click aqui] e Coordenadores Estaduais da ANAJURE [click aqui].


IMG_6045A programação do dia também incluiu a inauguração da nova sede da ANAJURE em Brasília, que fica no Edifício Prime, situado no Setor Bancário Sul, QD 02, LT 15, BL E, Sala 601. Nesta parte do dia os membros da ANAJURE se confraternizaram, oraram e agradeceram a Deus pelas incontáveis bençãos que aconteceram ao longo destes 3 anos de trabalho.

Abaixo, compartilhamos um vídeo especial que resume um pouco desta história e reúne importantes depoimentos de pessoas envolvidas no trabalho da ANAJURE:
 

[yframe url=’http://www.youtube.com/watch?v=ttNi0iBpDqQ’]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here