Irã: pastor Benham Irani ainda está necessitado de assistência médica

Benham Irani siteChristian Solidarity Worlwide (CSW) foi informada de que o pastor Benham Irani, atualmente detido na prisão do Irã Ghezal Hesar, está incapaz de andar e a assistência médica continua a ser  retida, apesar da deterioração da sua saúde.

O Pastor Irani vem perdendo peso por vários meses e tem sido incapaz de andar, desde a última semana, devido à dor aguda nas costas. O pastor tem problemas com sua visão e no ano passado sofreu uma hemorragia grave devido a úlceras de estômago e complicações com seu cólon, o que o levou a perder a consciência em um ponto. Foram dados comprimidos no intuito de parar o sangramento, mas foi negada maior assistência médica. Há preocupações de que, dado ao seu estado crítico, o pastor possa morrer, se não receber o tratamento médico apropriado.

Benham Irani pastoreia a congregação da “Church of Iran” (Igreja do Irã) em Karaj. Ele foi preso em dezembro de 2006 e sentenciado a seis anos de prisão pela acusação de “agir contra o Estado” e “agir contra a ordem”. O veredicto contra ele incluía textos que descreviam pastor Irani como um apóstata e reiterado que apóstatas “podem ser mortos”.

Cada vez mais, as condenações oficiais trazidas contra cristãos do Irã são realizadas numa linguagem política, quando, na verdade, eles estão sendo presos por causa da sua religião. Como um prisioneiro condenado por acusações políticas, pastor Irani não tem acesso à licença médica ou atividades culturais, é sujeito a inspeções regulares e só pode ver sua família uma vez por quinzena.

Durante os seus primeiros meses de cárcere na prisão de Ghezal Hesar, pastor Irani foi mantido incomunicável numa pequena cela, onde, repetidamente, guardas o acordariam do seu sono, como uma forma de tortura psicológica. Ele foi transferido para um quarto apertado, onde os presos não podiam deitar-se para dormir, antes de ser transferido para uma cela cheia, imunda, que ele atualmente compartilha com 40 criminosos, muitos dos quais são violentos. Ele tem sido submetido à pressão física e psicológica e tem sofrido espancamentos regulares de seus companheiros de cela e das autoridades prisionais, bem como ameaças de morte.

O chefe executivo da CSW, Mervyn Thomas, disse que a “CSW continua profundamente preocupada com as notícias de saúde do pastor Irani e nós reiteramos nossa chamada para as autoridades iranianas, para que permitam que o pastor Irani tenha acesso ao tratamento médico apropriado sem mais protelações. CSW também conclama o governo iraniano a honrar suas obrigações perante o Pacto Internacional em Direitos Civis e Políticos (ICCPR) e facilitar a liberação incondicional do pastor Irani, juntamente com todos os outros detidos atualmente, ou enfrentando execução por causa de sua fé, seguidos por processos judiciais falhos”.

TRADUÇÃO: EDMILSON ALMEIDA
FONTE: CSW

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here