IRÃ – CSW expressa preocupação com a saúde de Maryam Naghash Zargaran na prisão

bandeira-Irã

A Christian Solidarity Worldwide (CSW) está extremamente preocupada com a notícia do agravamento da saúde de uma mulher Iraniana Cristã, de 35 anos, que cumpre quatro anos de reclusão na Prisão Evin.

Maryam Naghash Zargaran, que foi presa em julho de 2013, tem um histórico de complicações cardíacas e passou por uma cirurgia cardiovascular há alguns anos. De acordo com fontes da CSW, Maryam está em um hospital sob guarda. Sua saúde piorou muito com as condições da prisão e agora sua situação é tida como crítica.

Mayram foi presa no final de 2012, após dois anos de interrogatório pelas autoridades. Na época de sua prisão, agentes de segurança vasculharam sua casa, confiscando materiais Cristãos e um computador. Após sua prisão, Maryam foi mantida por três dias no Centro de Detenção de Vozara, administrado pelo Ministério de Inteligência Iraniano. Ela foi, logo em seguida, transferida para a ala feminina da Prisão Evin, onde ela sofreu com um interrogatório de 19 dias, antes de ser solta após pagamento de fiança de 70 milhões de Tomans Iranianos (cerca de U$ 61,000) e entregar os títulos de propriedade de uma casa da família.

Em 6 de janeiro de 2013, Maryam recebeu convocação para se apresentar à Corte. Na audiência, que levou alguns dias, na 28ª Vara da Corte Revolucionária Islâmica de Teerã, ela foi acusada pelo artigo 610 do Código Penal Islâmico por “conduzir propaganda contra o regime Islâmico e agir contra a segurança nacional”. A Corte também declarou que ela havia estabelecido igrejas nos lares e propagado o Cristianismo, “estando em linha com os hostis objetivos do Reino Unido e de Israel de espalhar igrejas em lares dentro do Irã e corromper a sociedade Islâmica”. Maryam foi considerada culpada e sentenciada a quatro anos de prisão em 9 de março de 2013. Em 15 de julho de 2013, ela foi dirigida à Corte Shahid Moghades para cumprir sua sentença, e logo após seguir para a Prisão Evin, a fim de iniciar sua reclusão.

Mervyn Thomas, Diretor Executivo da Christian Solidarity Worldwide, disse: “Nós estamos extremamente preocupados com a notícia da piora da saúde de Mayram Naghash Zargaran. Como tantos outros, ela foi detida por acusações políticas apenas por praticar sua fé pacificamente. Nós pedimos ao Presidente Rouhani para garantir a imediata libertação de Maryam da prisão, onde as condições claramente causaram a piora dramática de sua já frágil saúde. É importante que a comunidade internacional não esqueça os muitos prisioneiros de consciência mantidos no Irã sob falsas acusações políticas, e garanta que o Presidente Rouhani cumpra sua promessa de libertar todos os prisioneiros políticos. O presidente deve também ser encorajado a ser mais proativo em assegurar a liberdade de religião ou crença para todas as comunidades religiosas, em conformidade com as obrigações internacionais sob a Convenção Internacional de Direitos Civis e Políticos”.

_______________
FONTE: CSW
TRADUÇÃO: JORGE ALBERTO

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here