IPPFoRB realiza no Brasil II Consulta Interparlamentar sobre Liberdade de Religião ou Crença

WhatsApp Image 2018-11-16 at 15.25.29
O IPPFoRB (Painel Internacional de Parlamentares para Liberdade de Religião ou Crença, na sigla em inglês), realizou, em parceria com a ANAJURE, a II Consulta Interparlamentar sobre Liberdade de Religião ou Crença. O evento ocorreu nos dias 14 e 15 de novembro, em Porto Alegre – RS e teve como objetivo principal apresentar o relatório de atividades de 2018 e planejar as principais ações do Painel na América Latina, em 2019.
Participaram do evento o Dr. Uziel Santana, presidente da ANAJURE e coordenador do IPPFoRB na América Latina; Dr. Felipe Augusto, assessor jurídico da ANAJURE e advocacy officer do IPPFoRB América Latina; a Deputada Fernanda San Martín, da Bolívia; e o Deputado Álvaro Dastugue, do Uruguai. No primeiro dia a programação consistiu em reuniões de planejamento e discussão das atividades realizadas em 2018. Nesse sentido, a deputada Fernanda falou um pouco sobre sua participação nas agendas do IPPFoRB global e expressou o desejo de mobilizar um número significativo de parlamentares bolivianos para a realização de um evento em La Paz e até mesmo a formalização do IPPFoRB Bolívia.
No segundo dia, porém, contou com palestra e painel de discussão abertos aos participantes do 5º Encontro Nacional de Juristas Evangélicos, realizado pela ENAJURE, entre 15 e 16 de novembro, também em Porto Alegre. Na ocasião, foi realizada uma sessão plenária, intitulada “Dignidade da Pessoa Humana, Direitos Fundamentais e Liberdade Religiosa”, com a presença do Dr. Ingo Sarlet, desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul e autor de diversos livros e artigos nacionais e internacionais. Após a sessão, ocorreu um debate com a participação dos que estavam presentes, presidido pelo Dr. Felipe Augusto.
Ao final da tarde, a deputada Fernanda San Martin e o deputado Álvaro Dastugue participaram do painel “Liberdade Religiosa na América Latinha: Casos da Bolívia e Uruguai”, presidido pelo Dr. Uziel Santana. Durante a apresentação oral, ambos os parlamentares puderam expor algumas de suas experiências na promoção e proteção da liberdade de religião e crença na América Latina. A deputada San Martin, inclusive, destacou os seus esforços para a criação do IPPFoRB na Bolívia, em 2019.
A Consulta Interparlamentar sobre Liberdade de Religião ou Crença é um evento anual do IPPFoRB América Latina e teve a sua primeira edição ano passado, no Rio de Janeiro.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here