IPPFoRB Latin America planeja ações para 2018 e divulga relatório de trabalho dos anos 2015-2017

IPPFORB reportO presidente da ANAJURE, Dr. Uziel Santana, está em viagem oficial na Alemanha até o dia 17 de fevereiro para participar de reuniões com o Steering Committe e Secretariado do IPPFoRB (Painel Internacional de Parlamentares para Liberdade Religião ou Crença), órgão do qual ele também é secretário e responde pelas ações na América Latina. O grupo trabalhará em seu planejamento e calendário anual global para os mais de 50 países onde há parlamentares filiados.
Especificamente, o Dr. Uziel Santana apresentará o relatório de atividades que estão sendo executadas na América Latina em defesa da liberdade religiosa desde 2015, apontando direções para a atuação do grupo em 2018.
Sobre o trabalho realizado no contexto latino-americano, com apoio da ANAJURE e da Federación Interamericana de Juristas Cristianos (FIAJC), destacam-se as seguintes ações: agregações de 30 parlamentares de 15 países da América Latina e Caribe, que participaram dos encontros internacionais do grupo; Lançamento do IPPFoRB Brasil em Brasília no mês de março de 2015; realização de audiências públicas no Brasil, Chile, México, Peru e Uruguai para debater sobre liberdade religiosa nos contextos locais desses países, cursos de aperfeiçoamento e treinamento dos parlamentares membros do IPPFORB Latin América, notas públicas, cartas para embaixadas e produção de relatórios específicos.
ipp latin america
[Parte dos Parlamentares da América Latina participando de reuniões nos Estados Unidos]
Entre as propostas a serem apresentadas para 2018, estão: 1. Curso a ser realizado no Regent’s Park College – Universidade de Oxford, o IPPFoRB Academy, visando treinar parlamentares do ponto de vista acadêmico e prático para combater a perseguição religiosa e responder aos casos em que ela é violada; 2. Consulta Regional no Brasil para que parlamentares de todo o hemisfério possam debater estratégias para a promoção da liberdade religiosa em seus países, 3. Visitas em países da América Latina pelo secretariado do IPPFORB para divulgação das ações do órgão e identificação de outros parlamentares para somarem-se ao grupo, 4. Projetos e ações junto à Oganização dos Estados Americanos (OEA) e Sistema Interamericano de Direitos Humanos.
O Dr. Uziel Santana afirmou que este trabalho realizado em conjunto entre ANAJURE, FIAJC e IPPFORB tem sido um grande motor internacional interligando juristas e parlamentares do mundo todo na defesa e promoção da liberdade religiosa e de crença para todos, nos termos da Declaração Universal de Direitos Humanos, através da atividade jurídica e parlamentar.
Após a viagem da Alemanha, o Dr. Uziel retornará para o Brasil, onde iniciará o Módulo 1 da Pós-Graduação em Direitos Humanos Fundamentais – ANAJURE/ULBRA/IGC-Coimbra/RPC-Oxford, na Universidade Luterana do Brasil, e realizará em seguida uma reunião com pastores e líderes locais em São Paulo.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here