O Conselho Diretivo Nacional da ANAJURE é o órgão administrativo-diretivo de cúpula da entidade e é constituído pelos seguintes cargos e membros:

____________________________________________________________________________________

Presidente: Dr. Uziel Santana
Uziel Santana cópia

O Dr. Uziel Santana é jurista, escritor, presidente da FIAJC (Federación Interamericana de Juristas Cristianos, professor efetivo da Universidade Federal de Sergipe (UFS), professor-investigador visitante da Facultad de Derecho da Universidad de Buenos Aires (FD-UBA) e professor visitante na Universidade Presbiteriana Mackenzie. É Mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPe), Doutorando em Histoire du Droit pela EHESS (École des Hautes Études en Sciences Sociales) de Paris. É pesquisador do “Direito Bíblico” e suas influências para a formação dos sistemas jurídicos contemporâneos, e também é pesquisador da Filosofia e Filologia clássicas (Grego-latina), participando atualmente da “Maestría en Estudios Clássicos” da Facultad de Filosofia y Letras da Universidad de Buenos Aires (FFiloL-UBA). Também é Diretor no NEPRIN – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Relações Internacionais – da UFS. É autor de diversos artigos científicos e jornalísticos, e publicou recentemente o livro “O Direito de Liberdade Religiosa no Brasil e no Mundo” (ANAJURE Publicações, 2014). Como jurista cristão é ainda membro da Advocates International, secretário do IPPFoRB para a América Latina (Panel of Parliamentarians for Freedom of Religion or Belief), diretor da Frente Parlamentar Mista para Refugiados e Ajuda Humanitára no Brasil (FPMRAH), Coordenador-Geral da Pós-Graduação Internacional em Estado Constitucional e Liberdade Religiosa (ANAJURE, MACKENZIE, COIMBRA e OXFORD) e presidente da ANAJURE (Associação Nacional de Juristas Evangélicos/Brasil).

Ele é membro da Igreja Batista Betel de Aracaju-Sergipe, casado com a teóloga Anna Helena e tem dois filhos, Uziel Filho e Anna Beatriz.

 

Vice-Presidente: Dr. Jonas Moreno
Jonas Moreno cópia

O Dr. Jonas Moreno é Vice-Presidente e Diretor para Assuntos de Refugiados e Ajuda Humanitária da ANAJURE, Jurista, Servidor do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, Especialista em Direito Público pela ESMAPE/PE, Pastor da Aliança das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil e Membro da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/PE.

 

 

Diretor Administrativo: Dr. Roberto Tambelini
Roberto Tambelini cópia

Advogado formado na Universidade Federal de Mato Grosso, e doutorando em Direito pela Universidade de Salamanca, na Espanha, o Dr. Roberto Tambelini representa a Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde ocupa o cargo de Diretor Jurídico do Canal Universitário de São Paulo – CNU, desde novembro de 2005. Atualmente é responsável pelo setor jurídico do Instituto Presbiteriano Mackenzie, e é mantenedor da dela, em São Paulo, atuando como advogado em todas as instâncias e tribunais.

 


Diretor Financeiro: Dr. Enio Araújo

ENIO cópia

Dr. Ênio Pereira de Araújo é advogado com bacharelado em Direito pela UEPB (Universidade Estadual da Paraíba) com especialização na  FESMP/PB (Fundação Escola Superior do Ministério Público da Paraíba), especialização em  Regimes Próprios de Previdência Social e habilitação como Juiz Arbitral pelo Tribunal de Justiça Arbitral do Estado do Pará. É membro fundador e Diretor Jurídico da Academia Paraibana Evangélica de Letras – APEL, Assessor Jurídico do FUSEM – Fundo Municipal de Previdência Social do município de Boa Vista – PB, Assessor Legislativo da Prefeitura Municipal de Alcantil – PB, Diretor Jurídico da OMEB – Ordem dos Ministros Evangélicos do Brasil – Seccional Paraíba e membro da Igreja Congregacional de Campina Grande – PB.

 

 

Diretor Jurídico: Dr. Acyr de Gerone 

anajure 4

O Dr. Acyr de Gerone é advogado, pós-graduado em “Direito do Terceiro Setor” pela Universidade Positivo e em “Estado Constitucional e Liberdade Religiosa” pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. É também vice-presidente da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/PR.

 

Diretor de Assuntos Denominacionais: Dr. Alexandre Maia
anajure 2

O Dr. Alexandre Maia é advogado, diretor jurídico da Sede Nacional da Igreja Metodista e secretário-executivo nacional da Associação da Igreja Metodista (AIM). Além disso, é pós-graduando em “Estado Constitucional e Liberdade Religiosa” pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

 

 

 

Diretor de Assuntos Acadêmicos: Dr. Arnaldo Gody
anajure 3

Dr. Arnaldo Godoy é é livre-docente em Teoria Geral do Estado pela USP, professor visitante na Faculdade de Direito da Universidade da Califórnia-Berkeley e no Instituto Max-Planck de História do Direito Europeu- Frankfurt. É pós-doutor em Direito Comparado na Universidade de Boston, em Direito Constitucional pela PUC-RS e em Literatura pela UNB, doutor e mestre em Filosofia do Direito e do Estado pela PUC-SP.

 

 

Diretora de Assuntos Parlamentares: Dra. Edna Zilli
Edna Zilli

Diretora de Assuntos Parlamentares da ANAJRUE, Secretária da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/PR, Membro da Comissão de Direito do terceiro setor da OAB-PR, Pós-graduada em Direito do terceiro setor e direito ambiental e Membro da Comissão de Direitos Humanos da prefeitura Municipal de Curitiba-PR.

Núcleo de Inteligência Jurídica do Terceiro Setor: Dr. Eduardo Paes e Dr. Luigi Braga

anajure 6

O Dr. José Eduardo Sabo Paes é Procurador de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, com ampla experiência na Promotoria de Fundações e Entidades de Interesse Social. Mestre em Direito Comparado e doutor em Direito Constitucional, ambos pela Universidade Complutense de Madri, autor de diversos livros sobre Terceiro Setor e professor da Universidade Católica de Brasília.

anajure5

O Dr. Luigi Braga é advogado, diretor jurídico da Divisão Sul-Americana da Igreja Adventista do Sétimo Dia, especialista em “Tutela dos Interesses Difusos” pela Universidade da Amazônia e Mestre em Direito pela Universidade Católica de Brasília. Além disso, é Professor de direito em diversas faculdades e universidades brasileiras.

 

Presidente do Conselho Consultivo: Reverendo Augustus Nicodemus Lopes
Augustus Nicodemus cópia

Dr. Augustus Nicodemus é presidente do Conselho Consultivo Referencial (CCR) da ANAJURE., órgão administrativo, de natureza consultiva, constituído por conselheiros na qualidade de membros honorários e líderes eclesiásticos de reputação ilibada e de nobres serviços prestados à Igreja evangélica e à sociedade, que tem como finalidade precípua opinar e aconselhar a entidade nos assuntos a ele submetidos.

Vice-presidente da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) e Pastor da Igreja Presbiteriana de Goiânia, ele é também Professor do Centro de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ) e um dos mais importantes teólogos da igreja evangélica brasileira. O Rev. Augustus é bacharel em teologia pelo Seminário Presbiteriano do Norte, mestre em Novo Testamento pela Universidade Reformada de Potchefstroom, e doutor em Interpretação Bíblica pelo Westminster Theological Seminary. É autor de diversos livros e artigos, e é um dos fundadores do Blog O Tempora! O mores!, sendo ainda articulista de vários sites internacionais e nacionais.

 

Diretores Honorários do CDN

 

Dr. Daniel e Silva Meira

WhatsApp Image 2018-12-19 at 11.35.19

O Dr. Daniel e Silva Meira é Comendador e Assessor Judiciário do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE). Especialista e Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Doutorando em Direito pela Universidade Autónoma de Lisboa (UAL). Professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), de cuja Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem (CCMA) é coordenador. Representante Estadual da Associação Nacional de Juristas Evangélicos (ANAJURE) em Pernambuco.

 

Dr. José do Carmo Veiga
josedocarmoveiga cópia

Dr. José do Carmo Veiga é Doutor em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre em Direito Processual pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professor Assistente da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Desembargador aposentado do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Tem experiência na área de Direito há 40 anos, com ênfase em Direito Civil e Processual Civil.

 

Dr. Fábio Dutra
?????????????

O Dr. Fábio Dutra é Desembargador da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e presidente da Associação Nacional dos Magistrados Evangélicos – ANAMEL.

 

 

Dr. José Júlio do Reis

José Julio dos Reis cópia

José Júlio dos Reis  é diácono, advogado, ex-diretor e Secretário Geral do STF e Diretor Geral da Faculdade Teológica Batista de Brasília.

 

Dr. Zenóbio Fonseca
Zenóbio cópia

Dr. Zenóbio Fonseca é bacharel em Direito pela Universidade Santa Úrsula, concluiu Pós-graduação em Direito Privado pela UFF (Universidade Federal Fluminense), MBA em Direito do Consumidor pela Fundação Getúlio Vargas FGV-RJ. Ele é Pós-Graduado em Formação Política e Poder Legislativo pelo IBGEN/ALERJ, tem Mestrado em Estratégia e Gestão Ambiental pela UFF (Universidade Federal Fluminense), é professor contratado da UFF no Laboratório de Gestão de Negócios Sustentáveis, e é professor convidado de Pós-Graduação em Direito pela Fundação Getúlio Vargas, no curso de Advogado Cível. Os principais temas de estudo e experiência dele são: Direito Ambiental, Direito Consumidor, Direito Constitucional, Direito do Trabalho, Processo e Direito Legislativo, Políticas ambientais e Gestão Pública. Atualmente, o Dr. Zenóbio é Chefe de Gabinete e Assessor Jurídico parlamentar na ALERJ; Coordenador e Professor do Curso de Gestão Ambiental do Centro Universitário Plínio Leite UNIPLI – ANHANGUERA.

 

Dra. Rosane Araújo
Rosane Araújo cópia

A Drª. Rosane Maria Araújo e Oliveira é Promotora de Justiça da Paraíba, Diretora-Geral da Fundação Escola do Ministério Público do Estado da Paraíba, Vice-Presidente do Colégio de Diretores de Escolas dos Ministérios Públicos do Brasil – CDEMP, e membro da Igreja Batista em João Pessoa- PB.

Dra. Valdira Câmara
Valdira cópia

Drª Valdira Câmara é Procuradora de Justiça no Rio Grande do Norte.