Hotel de luxo em Cabul – capital do Afeganistão- foi alvo de um ataque Talibã

1516644604387852O hotel de luxo Interncontinental de Cabul – localizado na capital do Afeganistão-  foi alvo de um ataque neste último fim de semana, o qual iniciou-se no sábado 20/01/2018, por volta das 21:00h (14h30 em Brasília), e terminou no domingo 21/01/2018, por volta das 9:00(2h30 em Brasília). Ainda há divergências com relação a quantidades de vítimas; o canal “Tolo news” publicou que, de acordo com o Ministério do Interior Afegão, 18 mortes foram confirmadas, embora algumas fontes tenham dito ter sido 43 o número de vítimas fatais.

O ataque foi executado por cinco atiradores que invadiram o prédio, e incendiaram os andares. A situação só foi controlada após 12 horas e de acordo com a agência internacional Reuters, o  Talibã assumiu a autoria do atentado. O motivo é que eles buscam conservar o domínio islâmico e expulsar as forças internacionais, especificamente ocidentais, do Afeganistão.

O hotel já havia sido atacado por eles em 2011. Em comunicado, Zabiullah Mujahid, porta-voz dos talibãs, afirmou que “O ataque foi feito por cinco mujahideen dispostos ao martírio” e de acordo com ele, a ação estava planejada para a quinta-feira mas foi adiada para evitar vítimas civis, já que nesse dia estava acontecendo um casamento no local. Basir Mujahid, porta-voz da polícia, afirmou que um dos terroristas se sacrificou na entrada do hotel para facilitar a entrada dos companheiros e os outros quatro foram mortos pelas forças de segurança.

Um hóspede que estava no hotel para participar de uma conferência falou que estava no corredor quando viu quatro homens com roupas do exército gritando em Pastho (uma das línguas faladas no Afeganistão). “Não deixe nenhum deles vivo, bom ou ruim, atire e mate todos”, disse o hóspede, Abdul Rahman Naseri.  De acordo com o porta-voz do Ministério do Interior afegão, Nasrat Rahimi, entre as vítimas fatais, 14 eram estrangeiras de países como Ucrânia, Grécia, Quirguistão e Venezuela, e entre elas, 11 eram funcionários da companhia área Kam air . Para escaparem, muitas pessoas improvisaram cordas feitas com lençóis e desceram pelas janelas, o que inclusive foi transmitido ao vivo por emissoras locais. 150 pessoas foram resgatas sem ferimentos.

Marcado pelo extremismo islâmico, o Afeganistão é um país instável e desde que as missões da OTAN foram encerradas no fim de 2014, as forças afegãs têm tido dificuldade no combate ao Talibã. Segundo informações da organização Portas Abertas, “Talibãs ainda governam partes do país e têm uma influência considerável, como mostra o elevado número de ataques e confrontos com forças governamentais, lutando pela supremacia de várias províncias.”

__________________________
Por: Redação l ANAJURE
Com informações de: O Globo, G1, Veja, Reuters, Tolo News, Portas Abertas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here