FPMRAH e ANAJURE emitem Nota Pública sobre o atentado terrorista do Estado Islâmico no Iraque

Nota

 

A Frente Parlamentar Mista para Refugiados e Ajuda Humanitária e a ANAJURE – Associação Nacional de Juristas Evangélicos, por seus respectivos representantes, vem, através do presente expediente, expor ao Governo Brasileiro, à Comunidade Internacional e sobretudo, ao governo do Iraque, as suas condolências e o seu repúdio com relação ao que adiante se explicita:

1) No último domingo (06/03), o grupo terrorista Estado Islâmico reivindicou a autoria do atentado terrorista que explodiu um caminhão na cidade de Al-Hillah, na região central do Iraque. De acordo com agências de notícias[i], ao menos 60 pessoas morreram e 70 ficaram feridas.

2) Salientamos o caráter religioso do atentado, uma vez que a cidade iraquiana onde o mesmo ocorreu é de maioria xiita, uma vertente do Islamismo duramente perseguida pelo Estado Islâmico. No dia 29/02 por exemplo, um homem-bomba explodiu-se em outra cidade do Iraque, em Diyala, durante o funeral de um ex-comandante de uma mílicia xiita. O ataque deixou ao menos 40 mortos e 58 feridos.

3) Desse modo, expressamos o nosso repúdio a mais esse crime bárbaro cometido pelo Estado Islâmico, o qual tem sido responsável pelo genocídio de várias minorias étnicas e religiosas no Iraque e Síria, como cristãos, mandeus, yazidis, muçulmanos xiitas e curdos. O grupo jihadista, tem buscado se configurar no sistema internacional como um estado soberano de fato e de direito, e para isso tem recorrido a práticas brutais que violam completamente todas as normas e regimentos da sociedade internacional.

4) Nós lamentamos profundamente os acontecimentos recentes no Oriente Médio, sobretudo estes últimos atentados terroristas no Iraque e oferecemos as nossas condolências e sentimentos ao Governo Iraquiano e aos familiares e amigos das vítimas. Aproveitamos a ocasião para ressaltar a complexidade política do Estado Iraquiano no momento, devido principlamente à atuação do Estado Islâmico e as consequências do conflito na Síria. Chamamos assim, a atenção do Brasil e da comunidade internacional como um todo para continuarem a negociar soluções para os conflitos do Oriente Médio, os quais  têm dizimado cada vez mais pessoas.

5) Aproveitamos esta nota para parabenizar o Governo Brasileiro, que por meio do Ministério das Relações Exteriores, manifestou-se nasemana passada (29/02) repudiando o atentado de Diyala e condenando as ações do Estado Islâmico. No entanto, o instamos a se manifestar também acerca do atentado na cidade de Hila (06/03). O Brasil é um país diverso e multicultural no qual todos os credos e matizes religiosas têm o seu direito à liberdade religiosa assegurados por lei, por isso é imprescindível que busque promover essa tolerância também em âmbito internacional, sobretudo diante dos fatos recentes.

 

Assinaturas
_________________________________

[i] http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/03/caminhao-bomba-explode-em-atentado-no-iraque.html

 

 

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here