Escrito em por . Atualizado em 22/07/2019 14:34h.

[Acesse aqui em PDF]

 

A Frente Parlamentar Mista da Liberdade Religiosa, Refugiados e Ajuda Humanitária – FPMLRRAH e a Associação Nacional de Juristas Evangélicos – ANAJURE, por seus respectivos representantes, vem, através da presente missiva, expor ao Governo Brasileiro, à Comunidade Internacional e, sobretudo, à população civil da República Árabe da Síria, as suas condolências e o seu repúdio com relação ao que adiante se explicita:

I) Nesta segunda-feira (22/07), ocorreu um ataque aéreo na cidade de Maarat al-Numan, região noroeste da Síria, levando a óbito dezenas de pessoas e deixando alguns civis feridos. Segundo as agências Reuters, pelo menos 20 pessoas morreram até o presente momento.

II) O ataque aéreo que supostamente teria sido cometido pelo governo sírio ou pela Rússia, sucedeu-se em um mercado movimentado da cidade, que fica na província de Idlib, território controlado por rebeldes.

III) A região tem testemunhado constantes e intensos ataques aéreos e bombardeios enquanto as tropas sírias, apoiadas pela cobertura aérea russa, tentam abrir caminho para o enclave perto da fronteira com a Turquia.

IV) Nós lamentamos profundamente os acontecimentos recentes na Síria e oferecemos as nossas condolências e sentimentos aos familiares e amigos das vítimas. Aproveitamos a ocasião para ressaltar a gravidade do conflito no país e os seus desdobramentos para comunidade internacional, como o aumento da atividade terrorista transnacional e a grave crise dos refugiados na Europa. Desse modo, pedimos aos países envolvidos no conflito que estabeleçam negociações mais firmes a fim de determinarem um cessar-fogo mais eficiente e duradouro entre as forças da oposição síria e o governo de Bashar Al-Assad.

V) Ademais, solicitamos ao Governo Brasileiro que se manifeste, por meio do Ministério das Relações Exteriores, repudiando os atentados recentes. De igual forma, reconhecemos os esforços do governo brasileiro na tentativa de amenizar os efeitos da Guerra Civil Síria ao conceder refúgio a todos os requerentes desde o início dos conflitos, sendo um dos países que mais tem recebido refugiados sírios.

 

 

Brasília – DF – Brasil, 22 de Julho de 2019.

 

Deputado Federal Roberto de Lucena

Presidente

Frente Parlamentar Mista da Liberdade Religiosa, Refugiados e Ajuda Humanitária (FPMLRRAH)

 

Dr. Uziel Santana dos Santos

Presidente

Associação Nacional de Juristas Evangélicos (ANAJURE)

Diretor Executivo

Frente Parlamentar Mista da Liberdade Religiosa, Refugiados e Ajuda Humanitária (FPMLRRAH)