Escrito em por . Atualizado em 24/01/2019 10:33h.

[Leia em PDF]

pedido de oração

 

A Federação Interamericana de Juristas Cristianos – FIAJC expressa sua solidariedade ao povo venezuelano e pede orações para que haja uma transição politica pacífica e estável na Venezuela.

Desde 2015, após a morte do ex-presidente Hugo Chavéz e da ascensão de Nicolás Maduro ao poder, o país tem passado por um período de grande instabilidade política e econômica. Isso ocasionou uma verdadeira crise humanitária, resultando no deslocamento forçado de milhões de venezuelanos para vários países da América Latina. A situação, no entanto, tem piorado nos últimos meses, após a reeleição de Maduro, em maio de 2018, em uma eleição marcada por denúncias de fraudes, prisão de opositores e alto número de abstenções.

Em janeiro deste ano, após Maduro tomar posse para o seu novo mandato, diversos países, sobretudo latino-americanos, integrantes do chamado Grupo de Lima – criado para discutir a situação da Venezuela – negaram-se a reconhecer a legitimidade do pleito, isolando ainda mais o regime venezuelano na comunidade internacional. Fato que possibilitou o presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Juan Guaidó, a se declarar “presidente encarregado” de Caracas após uma onda de protestos que tomou conta das ruas do país nos últimos dias.

Até o presente momento, mais de dez países reconheceram Guaidó como o novo representante oficial do povo venezuelano. Dentre eles, os EUA e o Brasil. A situação, porém, ainda é de grande incerteza, já que não se sabe qual será a reação de Maduro, se aceitará uma transição pacífica de poder ou não. Esse, portanto, é um momento bastante delicado e também crucial na história da Venezuela.

Nesse sentido, pedimos orações pelo futuro do país e que esse seja o início de um novo capítulo de estabilidade e prosperidade para o povo venezuelano.

Cordialmente, em nome do Conselho Diretivo da FIAJC, subscrevo o presente Comunicado de Oração.

Montevideo, 24 de janeiro de 2019.

Uziel Santana dos Santos
Presidente del Condesjo Directivo de la FIAJC
www.fiajc.org

 

AAAC –Asociación Argentina de Abogados Cristianos

ABOJUC – Asociación Boliviana de Juristas Cristianos

ACAES – Acercamiento Cristiano de Abogados de El Salvador

Advocates Chile – Agrupación de Abogados Cristianos

AGANC – Asociación Guatemalteca de Notarios y Abogados Cristianos

AJC – Alianza de Juristas Cristianos de Puerto Rico

FUCOL JURIS – Fundación Colombiana de Juristas

ANAJURE – Asociación Nacional de Juristas Cristianos

ANANC – Asociación Nacional de Abogados y Notarios Cristianos

Asociación Mexicana de Abogados Cristianos “Impulso 18”

Asociación de Abogados Cristianos de Paraguay

Confraternidad Cubana de Abogados Cristianos

Asociación de Abogados Cristianos de Costa Rica

FACE – Fundación de Abogados Cristianos de Ecuador

Instituto Jurídico Cristiano – Uruguay