Escrito em por . Atualizado em 01/12/2017 11:45h.

56377020-af6c-4a02-9a31-a16877fff06f

__

 

IMG_1569Juristas da Federación Interamericana de Juristas Cristianos (FIAJC), ANAJURE e ADVOCATES International se juntaram a membros do Painel Internacional de Parlamentares para a Liberdade de Religião ou Crença (IPPFoRB – América Latina), formando uma conexão de várias partes do globo (África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Brasil, Bulgária, Chile, Colômbia, Cuba, El Salvador, Espanha, Estados Unidos, Guatemala, Inglaterra, México, Panamá, República Dominicana e Uruguai) por meio de 4 eventos paralelos realizados no Rio de Janeiro, em Niterói, entre os dias 16 e 19, discutindo sobre liberdade religiosa, reforma protestante, direitos humanos, etc.

Diretores e membros dessas 4 entidades realizaram a XII Convenção Interamericana de Juristas Cristãos (XII CIAJC) (veja mais aqui), o 4º Encontro Nacional de Juristas Evangélicos (4º ENAJURE), o Concílio Global da Advocates e a Consulta Interparlamentar sobre liberdade de religião ou crença, que ocorreu na Câmara Municipal de Niterói (veja mais aqui).

__

FOTO OFICIAL

[Foto oficial com parte dos congressistas da FIAJC, ANAJURE e ADVOCATES International – Rio de Janeiro]

_

IMG_1517A ministração do louvor e devocionais ficaram a cargo do cantor Asaph Borba e do Bispo Walter McAlister. Os juristas da ANAJURE  ofereceram uma série de workshops acerca de direito ambiental, eleições, sistema interamericano de direitos humanos, aborto, proteção aos órfãos e como OAB e MP atuam na defesa da liberdade religiosa (veja mais aqui).

Convidados especiais do IPPFoRB e líderes como Mervyn Thomas (Christian Solidarity Worldwide), Thomas Schimarcher (International Institute for Religious Freedom) e Brent McBurney (Advocates International) palestraram sobre o trabalho de suas entidades,  sobre a Reforma protestante e também acerca da liberdade religiosa no contexto global, mostrando sérios casos de violação a este direito e os dispositivos usados no enfrentamento desses problemas. Juristas da FIAJC e parlamentares da América Latina apresentaram um panorama sobre a realidade acerca destes temas no continente americano. 

Na noite de encerramento, os participantes realizaram um encontro cultural onde compartilharam experiências e trocaram informações sobre seus contextos locais. No último dia da programação, o diretores e coordenadores da ANAJURE se reuniram para discutir pautas administrativas após realização da Assembleia Geral da FIAJC, definindo agenda e projetos para o próximo ano. Na FIAJC, o Dr. Uziel Santana foi reeleito presidente para os anos 2017 a 2019.

IMG_1953O coordenador-geral dos eventos sediados no Rio de Janeiro, Dr. Uziel Santana, disse: ‘Para a glória de Deus, foram dias especiais na presença do Senhor, de crescimento e aprendizado. Por graça de Deus, fui reconduzido ao cargo de presidente do Conselho Diretivo da FIAJC para mais um mantado. Quero agradecer a todas as autoridades da FIAJC e delegados das associações nacionais a confiança e principalmente o empenho de cada um de vocês. Seguiremos juntos! Eu queria externar também a minha gratidão ao Dr. Brent McBurbey e todos os juristas da Advocates International que aqui estiveram. Juristas de várias partes do mundo nos abençoaram com suas presenças e motivação para servir. Eu fiquei muito comovido o recebimento do prêmio do “Bom Samaritano” instituído por vocês. Certamente, os méritos são de Cristo Jesus, meu Senhor e Salvador. Por fim, eu queria fazer um agradecimento especial a todo o Conselho Diretivo Nacional da ANAJURE, ao Conselho de Representação Estadual, que aqui estiveram presentes nos apoiando, e a todo nosso staff administrativo pelo incansável trabalho de vocês. Sem vocês, nada disso teria acontecido. Sem vocês, nada disso teria muito sentido. Que o Senhor siga nos abençoando e ajudando a superar nossas próprias fraquezas e limitações e que sigamos para o alvo que está em Cristo Jesus. Nos vemos no Chile em 2019!”.