EXPOSED 2013: Um Foco de Luz nos negócios

Por Rob Hay, Diretor do Redcliffe College – Centro para Missões

 

* Click no banner e veja o kit de ferramentas para líderes de negócios. 

 

 

EXPOSED KIT DE FERRAMENTAS DE NEGOCIOS

 

 

Foco principal:

Negócios podem ser tanto uma força incrível para transformação ou um veículo terrível para opressão local e corrupção. Como Deus vê os negócios? Um negócio Cristão de sucesso poderia ser considerado um paradoxo?

"Não usem medidas desonestas quando medirem comprimento, peso ou quantidade.Usem balanças de pesos honestos, tanto para cereais quanto para líquidos. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês, que os tirei da terra do Egito. Levítico 19.35-36

 

Pontos principais:

 

Ponto 1

Os versos estão colocados em um capítulo inteiro sobre comportamento – o comportamento correto para o povo de Deus e como seu comportamento trará glória ou desonra para Deus.

Ponto 2

Este capítulo abrange o perigo de coisas ou objetos se tornarem ídolos (Lv 19.4). Você pode contextualizar isto em relação a possíveis ídolos de nossos dias?

Ponto 3

Um grande negócio na época bíblica era a agricultura e ela nos dá o melhor guia para a prática de negócios hoje – por exemplo, “não maximize o lucro a todo custo” (Lv 19.9), “seja justo no emprego de seus trabalhadores (Lv 19.13).

Ponto 4

Seja transparente e justo em seus acordos. Em negócios, você geralmente tem grande poder sobre como as coisas Irão ocorrer – certifique-se de que ocorrerão honestamente. Igualmente, seja justo no modo de tratar as pessoas – status de celebridade não é bíblico. Todos são iguais aos olhos de Deus (Lv 19.15).

Ponto 5

O clímax do tema do capítulo é Levítico 19.35. Em todo o curso do capítulo, lemos “faça isto ou faça aquilo… porque Eu sou o Senhor seu Deus”. Mas o versículo 35 adiciona: “Eu os tirei da terra do Egito” – um lembrete de que Deus cuidou deles e pode também cuidar agora. Quando enfrentamos desafios nos negócios e sabemos que fazer a coisa certa nos custará menos lucro, Deus nos lembra que cuidará de nós e nós não cuidamos de nós mesmos – até nos negócios tudo o que temos é dEle.

 

Hoje, os negócios falham nestes ideais quando eles:

 

– Deixam de ser transparentes. É por isso que grandes companhias em terras estrangeiras devem publicar o quanto pagam pela matéria prima e recursos naturais. Iniciativa de Transparências em Indústrias Extrativas (ITIE) tem sido estabelecida em resposta a esta questão: http://eiti.org/eiti.

– Encorajam suborno e evasão de divisas.

– Usam intimidação e outros meios para burlar leis que estão em vigor para proteger consumidores, trabalhadores e o meio ambiente, e para promover  a competição justa. Falhar em cumprir com leis de construção, tais como a fábrica em Bangladesh, que ruiu, matando mais de mil trabalhadores em abril de 2013, é resultado da corrupção.

 

Ilustrações

 

1) Entreviste uma pessoa da congregação que tenha passado um tempo sem trabalho e então arrumou um emprego (de preferência um trabalho que ela goste) e descubra como isto a faz se sentir. Use isto para ilustrar o papel positivo que o trabalho pode desempenhar em ajudar as pessoas a sentir que estão cumprindo o propósito de Deus – mas isto só acontece quando os negócios estão valorizando as pessoas e cumprindo seus objetivos de agir justamente e serem agente para o Reino de Deus aqui na terra.

Se você quiser ir além, estenda a ilustração para o que um pai poderia sentir quando ele consegue deixar um trabalho exaustivo em que não era bem tratado ou não tinha um pagamento condizente onde ele não pudesse prover adequadamente as necessidades de sua família. Se ele pudesse trabalhar em uma função que lhe valorizasse e promovesse seu desenvolvimento, bem como lhe desse um salário justo que não somente permitisse o sustento de sua família, mas também para a boa educação de seus filhos.

A mensagem da história não é apenas que os negócios em si não são ruins, mas que isso é realmente parte do plano de Deus de redenção para o seu mundo… mas isto só pode ocorrer se nós levarmos os valores bíblicos para fora da igreja e para dentro do local de trabalho.

2)

– Dê peixe às pessoas e as alimente por um dia (Caridade)

– Ensine as pessoas a pescar e as alimente por um tempo (Capacitação)

– Ensine as pessoas a pescar, e ao mesmo tempo ajude-as a descobrir a satisfação e uma identidade de pescador que as alimente, à sua família, e seus amigos pela vida (Transformação)

Vinay Samuel

 

Leitura Complementar

1) ‘Colossians Remixed: Subverting the Empire’, de Brian J. Walsh e Sylvia C. Keesmaat

2) ‘Building the Kingdom Through Business: A Mission Strategy for the 21st Century World’, de Bridget Adams e Manoj Raithatha

3) ‘Doing God's Business: Meaning and Motivation for the Marketplace’, de R Paul Stevens

4) ‘Transform Your Work Life’, Graham Power e Dion Forster

5) Leia mais de Rob Hay, Principal of Redcliffe College – Centre for Mission: www.redcliffe.org | blog www.robhay.org | twitter @robhay

 

___________

FONTE: EXPOSED
TRADUÇÃO: JORGE ALBERTO

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here