EUA – Diminuição no número de admissão de refugiados prejudica cristãos perseguidos

Iraq-refugee-camp-with-cross
[Foto: Cristãos iraquianos vítimas do Estado Islâmico em campo de refugiados em Erbil. Reprodução World Watch Monitor]
 
Os Estados Unidos, sob a administração do presidente Trump, receberam 40% menos refugiados cristãos no último ano, informou a emissora norte-americana NBC News. Uma vez que o governo Trump adotou políticas mais rígidas sobre imigração e refugiados, quase 11.000 cristãos que procuravam um lugar seguro para ir tiveram sua entrada recusada nos Estados Unidos. Cristãos do Oriente Médio que vivem nos EUA há anos também foram afetados, com dezenas de cristãos iraquianos em centros de detenção e enfrentando a possibilidade de deportação.
No ano passado, o Pew Research Center informou que o número total de chegadas de cristãos aos EUA estava diminuindo, embora os cristãos estivessem respondendo por uma parcela cada vez maior dos que chegavam. O vice-presidente dos EUA, Mike Pence, disse em maio que o governo Trump estava empenhado “em defender os cristãos, e aqueles de todas as religiões, cuja liberdade de religião está ameaçada”, e assegurou que os EUA “permaneceriam com eles”.
Minorias “negligenciadas”
Enquanto isso, números divulgados no Reino Unido mostraram que durante o primeiro trimestre de 2018, “um número muito baixo de minorias religiosas sírias foi recomendado para o reassentamento pelo ACNUR e reassentado pelo governo do Reino Unido”, observou a ativista de direitos humanos Ewelina Ochab em um artigo para a Forbes. Afirmando que os números têm diminuído constantemente nos últimos anos, ela disse que “pode-se concluir que a negligência das minorias é uma política de longa data”.
Segundo Ochab, isso mostra o fracasso do governo britânico em “reconhecer as atrocidades perpetradas contra grupos [minoritários] [como os cristãos] como genocídio”.
“Se um estado não reconhecer tal genocídio, o estado tratará os refugiados para o reassentamento de forma comum, em vez de adotar medidas proativas para garantir que os remanescentes do grupo minoritário perseguido sobrevivam”, disse ela.
Dia internacional das vítimas
O membro da família real britânica Lord Alton e o enviado especial da UE para a promoção da liberdade de religião ou crença, Jan Figel, pediram a criação de um dia internacional para vítimas de perseguição religiosa. Isso segue a apresentação de uma moção para a criação de tal dia pelos parlamentares britânicos em julho.
“Nós fracassamos de forma singular em impedir, proteger ou punir”, escreveu Lord Alton e Jan Figel em um artigo para o jornal britânico Times, referindo-se a crimes cometidos contra minorias religiosas na Síria, Iraque e Myanmar.
“Os Estados devem fazer mais para identificar e considerar atrocidades em massa pelo que são … [mas também] para ajudar os grupos perseguidos”, escreveram, sugerindo que “um dia liderado pela ONU em comemoração às vítimas da perseguição religiosa” ajudaria a criar e melhorar a conscientização.
“Sem reconhecer e abordar o caráter religioso de tais crimes, nunca haverá uma resposta adequada. O evento anual poderia permitir que as vítimas de tais atrocidades em massa contassem suas histórias e lembrassem ao mundo como elas pareciam fazer o contrário ”, escreveram eles.
“As memórias dos sobreviventes das humilhações, deslocamentos e mortes sofridas por suas comunidades devem nos motivar e nos dar uma maior clareza na abordagem que tomamos.”
_________________________
Fonte: adaptado do World Watch Monitor 
 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here