Distinção entre “islamistas moderados” e “militantes extremistas” é enganosa para os governos ocidentais

253xIS_boot_camp_orig

Jihadistas em um campo de treinamento do Estado Islâmico. Imagem tirada de um vídeo de propaganda do ES. (outubro 2014/ Foto: Karl-Ludwig Poggemann)

 

A luta contra o Estado Islâmico está no topo das prioridades das comunidades internacionais. Ele era seriamente subestimado, e não apenas pelos Estados Unidos. A comunidade internacional demorou a reconhecer e enfrentar a ameaça que o grupo representa, e agora eles parecem estar bem instalados nos territórios que adquiriram.

Uma das causas desta situação é que os governos ocidentais não têm conhecimento suficiente de que não há uma clara distinção entre organizações de islamistas moderados e terroristas, nem distinção que clarifique organizações islâmicas tradicionais e islâmico (ou político islâmico). Essa falta de consciência é também um perigo para as suas políticas nas expressões radicais do Islã.

Hesitação

A hesitação inicial do governo dos Estados Unidos pode ter tido relação com a idéia de que o apoio aos islamistas "moderados" seria melhor do que lutar contra os "terroristas". Uma reportagem da Gulf News (Junho de 2014) abordou o seguinte: "O Presidente emitiu pessoalmente a  Diretiva Presidencial 11 em 2010, ordenando uma avaliação da Irmandade Muçulmana e outros" movimentos políticos islâmicos ", incluindo a decisão AKP na Turquia, em última análise, concluindo que os Estados Unidos devem mudar sua política de longa data e apoiar a "estabilidade" no Oriente Médio e Norte da África (isto é, o apoio a regimes "estáveis", mesmo que eles sejam autoritários), para uma política de apoio "moderado" aos movimentos políticos islâmicos".

EUA não é o único país que tem aceitado a idéia de que dentro do Islamismo (ou Islã político) há uma linha divisória pode ser estabelecida entre os grupos islâmicos moderados e grupos terroristas. Com esse ponto de vista, os grupos islâmicos moderados podem ser incentivados a não violência quando lhes são oferecidos alternativas de dissidência e não necessitam recorrer à violência para que sejam ouvidos. Evidentemente, essa tática pode não impedir que bombardeios aconteçam, mas pode conter a onda de recrutas que unem suas fileiras.

Nesta linha de pensamento, a principal explicação para a atividade islâmica é a dissidência, ou diferença de opinião, que não é canalizada da forma certa. Outros falam de queixas como a unidade do islamismo. A dissidência ou queixas são, sem dúvida, uma parte da imagem, mas limitando a análise da movimentação do islamismo a estes conceitos, parece que existe falta de um elemento essencial. Na verdade, ele pressupõe frustrações, e não reflete os motivos espirituais de muitos islamitas. Muitos deles poderiam sinceramente desejar servir ao mundo, estabelecendo uma tal Califado que trará a paz e a abundância de bênçãos quando tudo e todos se curvar diante de Alá.

O discurso de Abu Muhammad al-'Adnani, porta-voz oficial do Estado Islâmico no Iraque e Sham (ISIS), reflete essa visão. Al-'Adnani anunciou “reestabelecimento” do grupo como o "Estado islâmico", declarando-se um califado e líder deles, Abu Bakr al-Baghdadi, o califa Ibrahim, em um discurso intitulado: "Esta é a promessa de Alá". A abertura de seu discurso diz: "Louvado seja Alá, o todo-poderoso e forte. E que a paz e as bênçãos sejam enviadas tanto com a espada como com a misericórdia para toda a criação".

É incrível como o teor do seu discurso – que combina um forte desejo de supremacia, com a convicção de que o resultado final é melhor para todos- lembra o conteúdo do topo da Irmandade Muçulmana, documento de visão de Yusuf al-Qaradawi, escrito para organizações da Fraternidade Européia, consideradas islâmicas "moderados". Qaradawi dedica uma grande parte de seu livro à presença de minorias muçulmanas nos países ocidentais.

Se os islamistas sinceramente promoverem uma movimentação positiva para a apresentação do mundo a Alá, a distinção entre "moderados" e "terrorismo" não é tão relevante quando se pensa em estratégias para proteger o mundo contra um fenômeno como Estado Islâmico. Na verdade, eles partilham a mesma agenda. Isto implica que nenhuma categoria do islamismo podem ser atraída para uma agenda diferente de apresentação do mundo para Alá, embora as modalidades possam diferir sobre local e hora.

Lorenzo Vidino, membro sênior do Centro de Estudos de Segurança, ETH Zurich tem escrito um relatório sobre "O Islã Organizado na Europa Ocidental: uma tentativa de categorizar e avaliar a influência".

Vidino afirma que: "Nos últimos 20 anos, o número de organizações religiosas islâmicas tem aumentado significativamente, em um desenvolvimento estimulado por vários fatores. No mundo muçulmano, o declínio do nacionalismo, geralmente datado para o início da década de 1970, coincidiu com um retorno a formas diversas de piedade islâmica. Na Europa, a primeira, e um terço dos imigrantes muçulmanos de segunda geração, estão lutando para se adaptar à vida no Ocidente, e isso têm relação com o Islã, como o fornecimento de identidade cultural".

Vidino representa organizações islâmicas na Europa Ocidental como continuum (contínuo): (a) "secularistas radicais"; (b) as organizações não-religiosas criadas por indivíduos de origem muçulmana; (c) "ideia principal" organizações religiosas; (d) as organizações e movimentos que são cada vez mais conservadores em suas perspectivas, ainda não-islâmico; (e) organizações islâmicas. As organizações de islâmicos (ou políticos islâmicos) – como a parte mais radical da continuidade – que estão subdivididas em "participacionista", que "rejeitam não-violentos" e "rejeitam violentos”. (Leia mais aqui – A ascenção do Islamisto Político na Europa).

Enquanto nenhuma linha divisória pode ser razoavelmente elaborada dentro da parte islâmica do continuum, é altamente discutível se tal linha pode ser estabelecida entre esta parte islâmica em um lado, e do centro e centro-direita do continuum na outra mão. De acordo com Vidino, "o centro do continuum de organizações muçulmanas da Europa é ocupado por um grande número de organizações que adotam uma interpretação conservadora do Islã – uma vez mais, com importantes diferenças entre eles – mas não empurram ativamente para a introdução de costumes islâmicos ou direito para o espaço público "os anúncios em vídeo". Movendo para a direita a partir do meio do continuum, é possível encontrar organizações e movimentos que são cada vez mais conservadores em suas perspectivas, ainda não islamita … no entanto, em muitas questões as suas posições são idênticas – se não, em alguns casos, mais conservadora – para aqueles de muitos islamistas. As linhas ao longo da maioria das seções do continuum são inevitavelmente turva ".

Fragmentação

Vidino vincula sua discussão sobre a continuidade islâmica para a questão da representatividade das organizações das comunidades muçulmanas na Europa Ocidental. Vidino diz: "Por causa da fragmentação interna da comunidade muçulmana e a relutância generalizada dos indivíduos à filial, nenhuma organização muçulmana que opera na Europa Ocidental conseguiu atrair qualquer coisa perto de uma maioria da população muçulmana relevante. Por isso, é muito difícil avaliar a popularidade de cada organização ou determinar qual a porcentagem de muçulmanos europeus em cada país que devem ser colocados em que parte do continuum acima mencionado".

O relatório do Vidino sugere três abordagens que possam fornecer, pelo menos, alguma idéia sobre a popularidade de várias organizações muçulmanas: abordagens de extensão governamental, padrões de voto e popularidade das idéias. Vidino chama de governamental abordagens de extensão e padrões de voto, apesar de seus enormes defeitos intrínsecos, relativamente padrões objetivos para avaliar a popularidade e influência de organizações muçulmanas da Europa, enquanto que para medir a popularidade das idéias é em grande parte intangível. No entanto, é a este nível que a parte islamita das pontes do continuum para as organizações islâmicas mais focam no objetivo final- através das organizações islâmicas participacionista, como as organizações da Fraternidade Europeia.

De acordo com Vidino, as organizações islâmicas participacionista tiveram enorme sucesso em exercer o seu poder sobre as comunidades muçulmanas – não através de participação direta, que geralmente é bastante limitada, mas através de uma hegemonia cultural difusa. Nem todos os participantes das conferências das organizações islâmicas participacionista vão “abraçar” seus pontos de vista, mas alguns irão. E não há outras organizações islâmicas que tenham os meios para organizar eventos, mesmo remotamente, na escala de organizações islâmicas participacionistas. Se um jovem muçulmano ou um convertido em potencial tem como objetivo conhecer mais sobre o Islã, ele ou ela tem mais chances de ter fácil acesso à publicações participacionistas islamitas (nomeadamente de Irmandade Europeia afiliada) do que os de qualquer outro grupo islâmico.

Vidino conclui que "Enquanto seus membros mantiveram-se relativamente pequenos, as organizações islâmicas participacionistas têm demonstrado uma enorme capacidade de monopolizar o discurso islâmico, tornando a sua interpretação do Islã talvez ainda não “central”, mas pelo menos o mais disponível, colocando sua marca ideológica em qualquer problema relacionado ao Islã, seja estritamente religioso ou simplesmente político. Conceitos e posições introduzidas por organizações islâmicas participacionistas foram absorvidos, muitas vezes, quase inconscientemente, por grandes segmentos da população muçulmana da Europa, independentemente de suas opiniões religiosas e políticas".

Segue-se que os governos ocidentais têm de estar cientes de que não existe nada que seja claro que distingua organizações islâmicas moderadas de terrorismo, nem uma distinção clara entre as organizações tradicionais islâmicos e (ou políticos islâmicos) de organizações islâmicas. Na luta contra o Estado islâmico e se preparando para enfrentar o retorno jihadistas, bem como na prevenção de futuros jihadistas de deixar o seu país, os governos ocidentais não devem virar para "compensação moral", o que quer de organizações não terroristas sabem, acreditando que são radicalmente diferente do terrorismo organizado.

Os governos ocidentais devem se concentrar em certos conceitos-chave que são comuns durante a maior parte do continuum islâmico – a sharia, jihad e kafir – e comunicar claramente o que aceitar e o que não fazer – ao longo de todo o continuum. Só então um grau razoável de co-existência entre as pessoas poderá ser mantido e os recursos básicos do multiculturalismo na Europa Ocidental, assim como em outras nações democráticas, serão garantidos.

Frans Veerman é diretor da unidade de World Watch Pesquisa da Portas Abertas Internacional, uma instituição de caridade em todo o mundo que suporta os cristãos que vivem sob pressão por causa de sua fé.

(Click aqui tem um link pra acessar o relatório) * "O Islã Organizado na Europa Ocidental: uma tentativa de categorizar e avaliar a influência", do Dr. Lorenzo Vidino, membro sênior do Centro de Estudos de Segurança, ETH Zurich e um conselheiro da política da Fundação Europeia para a Democracia.

_________________________________
FONTE: World Watch Monitor
TRADUÇÃO: Fernando Souza l ANAJURE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here