Conferência sobre laicidade no Chile terá participação do Presidente da FIAJC e ANAJURE

Foro.Chile_-696x522

_________________

Na noite do dia 08 de agosto, a capital Chilena, Santiago, receberá a conferência “Modelos y Límites del Estado Laico en Chile”, promovida pela Advocates Chile (entidade membro da FIAJC), junto ao departamento de Pedagogia em educação da Universidade Internacional SEK. 

Entre os conferencistas estarão o Dr. Uziel Santana, Presidente da Federación Interamericana de Juristas Cristianos (FIAJC) e da Associação Nacional de Juristas Evangélicos (ANAJURE), o sociólogo Eduardo Valenzuela e o professor Manfred Svensson, que falarão acerca do espaço que as religiões devem ocupar no estado laico. 

nova-associação-300x169O evento é um dos resultados da parceria estabelecida entre FIAJC e Advocates Chile em 2016, quando a Dra. Carmen Gloria Moreira, Diretora Executiva da Advocates Chile, foi recebida oficialmente como membro da FIAJC (veja aqui). A Advocates Chile é uma associação bastante atuante junto às igrejas e instituições cristãs, estando sempre acompanhando as mudanças que ocorrem no Chile com o intuito de propor ações para levar a sociedade a refletir sobre a importância das liberdades civis fundamentais.   

O Dr. Uziel Santana, que preside ANAJURE e FIAJC, disse: “Desde que assumimos a presidência da Federación Interamericana de Juristas Cristianos, colocamos como meta principal do plano estratégico trabalhar para a formação de novas associações de juristas cristãos nos países da América Latina que ainda não tinham nossa representação e fortalecer onde já temos presença. No Chile, nós não tínhamos. Foi aí que com o empenho da Dra. Carmen Gloria e toda sua equipe constituímos ano passado a associação de juristas cristãos de Chile, denominada Advocates Chile. Eu vejo isso como um desígnio de Deus, porque justamente do ano passado para cá, dois fenômenos do ponto de vista do direito da liberdade religiosa começaram a se evidenciar: em primeiro lugar, tendo em vista o processo de secularização exacerbada pelo qual passam alguns países da América Latina, aumentaram os números de violações – no caso violência simbólica – contra igrejas e religiosos em geral. Por exemplo, atualmente, o Chile está fervendo com os temas da ideologia de gênero e do aborto. Por outra parte, agora em termos de violência real, dezenas de casos de incêndio em igrejas no interior do país tem ameaçado a paz social das comunidades. As razões para isso são múltiplas, mas seja o que for, desemboca em sérias violações a liberdade religiosa, como temos reportado à Organização dos Estados Americanos (OEA). Voltar ao Chile para debater os limites do Estado Laico será assim o aprofundamento de um trabalho que tem se tornado necessário e urgente naquele lindo país”.                

A conferência ocorre com apoio da FIAJC, USEK, Igreja Anglicana e Igreja Exército da Salvação. A participação é gratuita e as inscrições podem ser realizadas neste link.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here