Dra. Nazila Ghanea dá continuidade às aulas da especialização internacional (ANAJURE, MACKENZIE, COIMBRA e OXFORD)

Este curso é um projeto da ANAJURE em parceria com Universidade Presbiteriana Mackenzie, Ius Gentium Conimbrigae da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e Regent’s Park College da Universidade de Oxford.⁠⁠⁠⁠

Nazila 2

[Professora Nazila Ghanea durante aula ministrada na tarde desta terça-feira (21)]

FOTO OFICIAL DA TERÇA

Após a publicação ao vivo da aula do Professor Roger Scruton (vídeo-aula disponível em inglês aqui), a Pós-Graduação Internacional em Estado Constitucional e Liberdade Religiosa continuou suas atividades neste dia 21 com a aula da Dra. Nazila Ghanea-Hercock, que teve como tema “Liberdade religiosa e minorias: aspectos legais”.

Nazila é professora de Direito Internacional de Direitos Humanos na Universidade de Oxford e tem sido acadêmica visitante em várias instituições, incluindo Columbia e NYU, e já ensinou na Universidade de Londres e Keele University, no Reino Unido e na China. Sua pesquisa abrange a liberdade de religião ou crença, a liberdade de expressão, os direitos das mulheres, os direitos das minorias e os direitos humanos no Oriente Médio. Ela tem vários artigos e relatórios de revistas publicados, além de mais de 10 livros. Já foi convidada a participar de seminários de especialistas da ONU em sete ocasiões, além de participar de vários grupos de trabalho e pesquisa desta instituição.

Aula Nazila terçaEm sua fala, Nazila fez ilações profundas, trabalhando o conceito de minorias e os diferentes tipos de oposição, a amplitude da proteção à liberdade religiosa, as corretas adequações dos instrumentos de direito internacional sobre o tema, desmistificando supostos esteriótipos impróprios a uma visão mais técnica e não prosélita do direito. Após tudo isto, enfatizou que quanto mais inclusiva e democrática uma sociedade puder ser, melhor será e atenderá aos fundamentos do direitos humanos internacionais.

As aulas continuam nesta semana até o seu encerramento com a realização de um seminário sobre Liberdade Religiosa na House of Lords na sexta-feira (24), promovido em parceria com o International Panel of Parliamentarians for Freedom of Religion or Belief (IPPFoRB) e o All-Party Parliamentary Group for International Freedom of Religion or Belief (APPG).

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here