Assessor Jurídico Internacional da ANAJURE participa do 55th Graduate Study Programme promovido pela ONU

GNBA
Entre os dias 3 e 14 de Julho, o Dr. Felipe Augusto, assessor jurídico internacional da ANAJURE, esteve representando a organização no 55th Graduate Study Programme promovido pela sede das Nações Unidas em Genebra, que teve como tema: “Mudança climática, Migração, Extremismo: O papel das Nações Unidas na prevenção de conflitos causados pelos desafios do nosso tempo”.

A agenda é anual e faz parte dos programas educacionais desenvolvidos pelas Nações Unidas. Nele, especificamente, os participantes, através de palestras, debates e grupos de trabalho, podem ter informações de primeira mão a respeito dos mecanismo utilizados pela ONU na prevenção de conflitos ligados à imigração e crises humanitárias, áreas em que a ANAJURE também tem atuado nos últimos anos através do ANAJURE Refugees.

O evento também contou com a presença de diversos outros representantes de entidades internacionais que trabalham na área de refugiados, ajuda humanitária e desenvolvimento, como por exemplo, o representante da UNICEF, que ministrou durante o programa sobre a questão da proteção aos menores desacompanhados em contexto de migração forçada. Além deste, estiveram presentes representantes do Alto Comissariado da ONU para Refugiados (UNHCR, sigla em inglês), da Organização Internacional para a Migração (IOM, sigla em em inglês) e do Comitê Internacional da Cruz Vermelha.

ONUSobre a sua participação no evento, o Dr. Felipe afirmou que “foi um privilégio e uma oportunidade enriquecedora participar desse curso promovido pela ONU, em que pudemos conhecer os seus mecanismos para prevenção de conflitos, especialmente em contextos de vulnerabilidade, causada por desastres naturais, pobreza e perseguição, além de interagir com diversas instituições que trabalham junto ao Sistema Universal dos Direitos Humanos. Os princípios e lições aprendidas durante esse curso serão aplicados no nosso trabalho na ANAJURE, em defesa das liberdades civis fundamentais e na promoção de ajuda humanitária e desenvolvimento.

Durante as semanas em que ocorreu o programa, o representante da ANAJURE também visitou a sede de uma das entidades parceiras da ANAJURE, a Alliance Defending Freedom, e se reuniu com o advogado líder da ADF International em Genebra, Dr. Rúben Navarro, com o objetivo de estabelecer parcerias e desenvolver projetos de colaboração perante ao Conselho de Direitos Humanos da ONU. Dr. Felipe também esteve reunido com o Dr. Christoph Stückelberger, professor de Ética na Universidade de Basel e fundador da entidade Globethics, um dos principais intelectuais da atualidade na área de transparência e accountability e anticorrupção, para tratar de projetos colaborativos nessas áreas, com enfoque especial nas igrejas e entidades religiosas do Brasil.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here