Argélia: três igrejas reabrem, embora as pressões continuem

bandeira-argelia

Como os cristãos argelinos continuam a pedir oração em face da pressão do governo, eles estão gratos que três igrejas fechadas recentemente na província de Oran foram autorizadas a reabrir.

Igrejas em Ain Turk (30 km a oeste de Oran), Oran e El Ayaida (35 km a leste de Oran) foram fechadas em novembro de 2017 e fevereiro de 2018. No domingo, 10 de junho, o governador da Província de Oran assinou uma ordem autorizando a reabilitação e abertura destes três locais de culto. Os líderes da igreja foram notificados da ordem, a qual também foi emitida à polícia nas áreas referidas,  e as autoridades de segurança começaram a remover os selos que haviam sido colocados nas portas das instalações das igrejas.

As três igrejas autorizadas a reabrir são afiliadas à Igreja Protestante da Argélia (l’Église Protestante d’Algérie). A ordem do governador que permite a reabertura dessas igrejas,  não corresponde ao registro oficial baseado na lei de 2006 acerca do culto não-muçulmano, que estipula que as igrejas devem obter permissão de um comitê nacional. Na prática, esse comitê nunca funciona – então nenhum pedido da igreja foi oficialmente considerado ou aprovado.

Desde novembro de 2017, as autoridades têm conduzido inspeções ostensivas nas igrejas para testar a conformidade com as normas de segurança, mas, na prática, também para examinar os acordos de licenciamento. Pelo menos dez igrejas foram fechadas ou ordenadas a cessar todas as atividades. Os encerramentos mais recentes ocorreram em 26 de maio de 2018, quando as igrejas de Ait-Mellikeche e Maatkas foram obrigadas a fechar.

___________________________

Redação / ANAJURE
Tradução da Middle East Concern

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here