ANAJURE encerra na Câmara dos Lordes o módulo III de sua Pós-Graduação Internacional

turma 1


Finalizando a agenda na Europa com aulas na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e na Universidade de Oxford, durante solenidade especial na Câmara dos Lordes (House Of Lords), Parlamento Britânico, a ANAJURE encerrou na tarde da última sexta-feira (15) o módulo III da sua Pós-Graduação Internacional em Estado Constitucional e Liberdade Religiosa, realizada numa parceria inédita entre Universidade Presbiteriana Mackenzie (São Paulo-Brasil), IUS Gentium Conimbrigae (Centro de Direitos Humanos da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra – Portugal) e Oxford Centre for Christianity and Culture – Regent’s Park College (Universidade de Oxford – Reino Unido).
 

12472626_10205762363771327_5819778725632338499_n

 

13015559_10205762363011308_1248367150420279055_nO evento contou com a presença da Baronesa Elizabeth Berridge, que discursou sobre a Liberdade Religiosa como um direito órfão de defesa internacional. A baronesa é membro do comitê de liderança do Painel Internacional de Parlamentares para Liberdade Religiosa ou de Crença [IPPFoRB – International Panel of Parliamentarians for Freedom of Religion or Belief], grupo fundado em 2014, que visa unir de força ao interligar parlamentares de todo o mundo em defesa do artigo 18 da Declaração Universal de Direitos Humanos. Na América Latina, o IPPFoRB tem coordenação do presidente da ANAJURE, também secretário do grupo a nível mundial.

"A semana de atividades na Universidade de Oxford foi de muito aprendizado, com o que há de melhor no mundo acadêmico sobre Liberdade Religiosa. Os alunos puderam ter um importante panorama sobre o tema com os especialistas que aqui falaram. O fechamento da nossa semana da Pós-graduação na Inglaterra, no Parlamento Britânico, mais precisamente na House of Lords, foi maravilhoso e indescritível. Tenho convicção que os nossos alunos voltarão para o Brasil com a possibilidade e o instrumental necessário para fazer uma revolução no Brasil sobre o tema", disse o Dr. Uziel, presidente da ANAJURE e coordenador geral da pós-graduação. "O convênio da ANAJURE com o Regent's Park College (RPC) da Universidade de Oxford também foi ampliado. Discutimos com as Autoridades administrativas do RPC como será com as próximas turmas de Pós-Graduação, assim como fechamos com eles a publicação em conjunto dos melhores papers dos alunos através do Oxord Journal Law and Religion e ANAJURE Publicações", acrescentou.

Professores[Professores do Módulo estudado na Universidade de Oxford]

Neste módulo III, os estudantes viram os seguintes temas: 

* Liberdade religiosa e minorias: aspectos jurídicos – Profª. Nazila Ghanea

* A proteção internacional da liberdade de religião ou crença – Prof. Malcolm Evans

* Liberdade religiosa, diversidade e direitos humanos – Prof. Peter Petkoff

* Advogar em prol da liberdade religiosa: uma avaliação global – David Taylor e Mervyn Thomas

* As relações Igreja-Estado na Europa – Prof. Russel Sandberg


Editais de abertura das novas turmas para o segundo semestre de 2016 serão divulgados pela ANAJURE ainda neste mês de abril.  O próximo módulo desta primeira turma ocorrerá no mês de setembro, em São Paulo, conforme detalhes abaixo:
 

Módulo IV

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here