#VejaOsVídeos – ANAJURE e Mackenzie realizam Seminário Internacional sobre Liberdade Religiosa

Mackenzie 2

A ANAJURE, em parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie, realizou no último dia 13 o Seminário Internacional com tema “Liberdade Religiosa como um direito fundamental: relatório, desafios e teorias”. O seminário ocorreu no auditório da Mackenzie e contou com a participação de dois palestrantes internacionais, Dr. Thomas Schirrmacher (International Institute for Religious Freedom IIRF – Alemanha) e Dr. Jónatas Machado (Professor da Universidade de Coimbra- Portugal).

O seminário teve início após às 18h e seguiu até às 22h com duas palestras, debates e participação do público. A primeira palestra foi ministrada pelo português Jónatas Machado, que abordou o tema “O paradoxo da neutralidade religiosa do estado”,  e o alemão Thomas Schirrmacher realizou o segundo momento de palestra com o tema “Um relatório do direito de liberdade religiosa no contexto mundial”.

Mackenzie 1

De acordo com o Dr. Schirrmacher, não se deve querer impor a religião a outras pessoas, “Se um povo está disposto a viver com as diferenças e discutir sobre elas, então irá vencê-las”, afirmou. O palestrante também falou sobre a falta real de liberdade religiosa em 2/3 dos países que declaram este direito em suas constituições.

Após as palestras, houve início um momento de debate sobre “Problemas políticos e jurídicos da liberdade religiosa no contexto brasileiro e internacional” com a participação do presidente da ANAJURE, Dr. Uziel Santana, que também participou do momento de perguntas e respostas. As palestras e debates envolveram tanto a realidade brasileira ligada à liberdade de religião, quanto à realidade vivida por minorias em outras partes do mundo.

CONFIRA OS VÍDEOS:

Palestra do Prof. Dr. Jónatas Machado – "O paradoxo da neutralidade religiosa do Estado"
[yframe url=’http://www.youtube.com/watch?v=4fpgBDMQp8Q&list=UUAR79TJYxboP51zxAKK4wPw’]

Palestra do Prof. Dr. Thomas Schirrmacher – "Um relatório do Direito de Liberdade Religiosa no contexto mundial"
[yframe url=’http://www.youtube.com/watch?v=uFs0eSEPHvk’]

"Debate: Problemas políticos e jurídicos da Liberdade Religiosa no contexto brasileiro e internacional" com Dr. Jónatas Machado, Dr. Thomas Schirrmacher e Dr. Uziel Santana.
[yframe url=’http://www.youtube.com/watch?v=EgNhmluJ9vU’]

______________________________
Por: ANAJURE l Press Officer – Angélica Brito

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here