ANAJURE e FPRAH emitem Nota Pública sobre atentado terrorista nas Filipinas

Sem título
A Frente Parlamentar Mista para Refugiados e Ajuda Humanitária e a ANAJURE – Associação Nacional de Juristas Evangélicos, por seus respectivos representantes, vem, através do presente expediente, expor ao Governo Brasileiro, à Comunidade Internacional e, sobretudo, ao Governo e à população civil da República das Filipinas, as suas condolências e o seu repúdio com relação ao que adiante se explicita:
1) No último domingo (27/01), o grupo terrorista Estado Islâmico reivindicou a autoria do atentado cometido contra uma igreja católica na cidade de Jolo, em Mindanao, uma ilha situada no sul das Filipinas, próximo à Malásia e à Indonésia. De acordo com fontes internacionais, duas bombas foram detonadas no local, matando cerca de 20 pessoas e deixando mais de 100 feridos[i].
2) Na região, estão presentes vários grupos radicais islâmicos, inclusive o Abu Sayyaf. O grupo é responsável por diversos ataques contra civis e o próprio governo, tendo, inclusive, jurado lealdade ao Estado Islâmico, que embora tenha perdido territórios no Iraque e na Síria, continua ativo em outras partes do mundo[ii].
3) O atentado em Jolo aconteceu seis dias após a região de Mindanao, de maioria muçulmana, votar em um referendo que lhes garantiria maior autonomia política. O porta-voz do presidente filipino Rodrigo Duterte condenou o atentado e prometeu “esmagar” os responsáveis pela ação.
4) Diante dos fatos, a ANAJURE expressa o seu repúdio a mais esse episódio de grave violação aos direitos humanos e às liberdades civis individuais, sobretudo, à liberdade religiosa. Ao mesmo, se solidariza com os amigos e familiares das vítimas e pede que o governo filipino tome as medidas necessárias para punir os responsáveis.
5) Por fim, pede ao governo brasileiro que, por meio do Ministério de Relações Exteriores – Itamaraty, manifeste-se condenando o ocorrido. É imprescindível que, como parte de sua nova política externa, o país empenhe-se ainda mais com a promoção e proteção internacional da liberdade religiosa e o combate ao terrorismo.
 
Brasília – DF, 28 de janeiro de 2019
 
 
Dr. Uziel Santana dos Santos
Diretor
Frente Parlamentar Mista para Refugiados e Ajuda Humanitária – FPMRAH
Presidente
Associação Nacional de Juristas Evangélicos –(ANAJURE)
 
_____________________________________________________________________
[i] QUACKENBUSH, Casey. Islamic State Claims Responsibility for the Philippines Church Bombings That Killed at Least 20 People. Time. Disponível em: < http://time.com/5514329/philippines-church-bombing-islamic-state/>. Acesso em 28 de janeiro de 2019.
[ii] MCKIRDY, Euan. Philippines church bombing town on lockdown as ISIS threat reemerges. CNN. Disponível em: https://edition.cnn.com/2019/01/28/asia/philippines-church-explosion-intl/index.html. Acesso em 28 de janeiro de 2019.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here