Escrito em por . Atualizado em 20/04/2017 17:51h.

logo. paiec

Instituições de ensino confessionais possuem uma estatura jurídica privilegiada na legislação brasileira, apesar disso, não são raros os casos de abusos que estas sofrem por parte das instituições governamentais e grupos de antirreligiosos. Por tal motivo, se faz necessário que as mesmas, com o objetivo de exercer bem os seus direitos constitucionais, contenham uma organização antecipada e bem estruturada. Em auxílio a essas instituições, uma parceria realizada entre a ANAJURE e ACSI (Associação Internacional de Escolas Cristãs) fundou o Programa de Apoio a Instituições de Ensino Confessionais (PAIEC), que se torna um instrumento de prestação de serviços jurídicos para tais instituições, tendo em vista o seu aperfeiçoamento administrativo, como também o enfrentamento dos seus desafios particulares. 

banner2É nesse contexto que a ANAJURE participará do Congresso Nacional de Educadores Cristãos (CNEC) dando a sua contribuição e apoio através de dois workshops ministrados pelo Dr. Uziel Santana na sexta-feira (21), abordando a área jurídica nos processos educativos atuais. Com o intuito de fortalecer a visão de educação escolar cristã e promover aprendizados que sejam aplicados nas missões das escolas, o evento será realizado no auditório Rui Barbosa da Universidade Presbiteriana Mackenzie nos dias 21 e 22 de abril de 2017, cujo tema central é:  “Foco. Qual é o seu?”

Em um primeiro momento, às 11h30, o presidente da ANAJURE abordará o tema “Novas tendências do regime jurídico das escolas e universidades confessionais: análise jurídico-política de temas polêmicos atuais”, onde discorrerá a respeito das mudanças no regime jurídico das escolas e universidades confessionais dentro do atual contexto de mudanças governamentais do país. Já no segundo workshop, às 15 horas, com a temática “Casos judiciais envolvendo as escolas e universidades confessionais em 2015/2016 e apresentação do relatório de desempenho das escolas ACSI/Mackenzie em 2015/2016 perante o MEC”, o Dr. Uziel Santana irá expor como os educadores cristãos podem responder às demandas diárias num contexto de pressão anti-cristã por parte dos setores governamentais e sociais, além de promover uma comparação das escolas confessionais ACSI e Mackenzie com as demais escolas públicas e privadas do país.

O evento é desenvolvido a cada dois anos pela ACSI, ANEP (Associação Nacional de Escolas Presbiterianas)  e SME  (Sistema Mackenzie de Ensino), onde  escolas e educadores cristãos têm a chance de compreender a sua vocação e sua oportunidade de servir ao Reino de Deus por meio da Educação Escolar Cristã.

Além do presidente da ANAJURE, outros palestrantes como Dr. Stephen Reel e o Prof. Felipe Fontes, que desenvolverão as plenárias gerais, participarão do evento promovendo grande contribuição de conhecimento ao público presente.

As inscrições para participação no Congresso já ultrapassaram mil participantes e restam poucas vagas. Mais informações e inscrições em: http://www.acsi.com.br/inscricoes.

____________________________
Por: Redação l ANAJURE