ANAJURE coordena ações para aprovação de Resolução sobre Liberdade Religiosa nas Américas durante XLVII Assembleia Geral da OEA

IMG-20170519-WA0016

                                                                [Liderança da ANAJURE e do IPPFoRB na sede da OEA em maio de 2017]


IMG-20170519-WA0015Neste mês de maio, a ANAJURE está trabalhando em um projeto de Resolução sobre Liberdade Religiosa nas Américas a ser apresentado na XLVII Assembleia Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), que ocorrerá de 19 a 21 de junho em Cancún, no México.
 Este projeto de resolução foi elaborado por uma equipe de especialistas da ANAJURE chefiada pelo Dr. Felipe Augusto Carvalho, que trabalha junto à OEA, e está sendo referendado pelo IPPFoRB (Painel Internacional de Parlamentares para Liberdade Religiosa ou de Crença), e pela Secretaria de Acesso a Direitos e Equidade da OEA, após uma série de reuniões em Washington, D.C., nos Estados Unidos. 

A resolução também recebeu apoio da Divisão de Direitos Humanos do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, na pessoa do Ministro Pedro Saldanha, após reunião na tarde de ontem (25). O texto foi levado para a Missão do Brasil na OEA, sediada em Washington D.C., que também apoiou após reuniões com a primeira secretária Viviane Prado Sabbago e com o Conselheiro do órgão, Carlos Cuenca, que é chefe do setor de desenvolvimento da missão. O texto da resolução foi ainda discutido no âmbito da Comissão de Liberdade Religiosa Internacional dos Estados Unidos (United States Comission on International Religious Freedom – USCIRF).

Ainda durante os dias 15 e 19 de maio, na capital norte-americana, o Dr. Uziel Santana, Presidente da ANAJURE e Secretário do IPPFoRB na América Latina, e o Deputado Federal Leonardo Quintão, membro do comitê de liderança do IPPFoRB, representaram o Brasil em uma série de reuniões com a Baronesa Elizabeth Berridge, da House of Lords Britânica e também membro do Comitê de Liderança do IPPFoRB, Deputado David Anderson, do Canadian House of Commons, e Deputado Abid Raja, membro do Parlamento da Noruega, para agendas com membros oficiais da IRLA (International Religious Freedom Association), da OSF (Open Society Foundation), e de diversas outras organizações. Além disso, uma Mesa Redonda Internacional sobre Liberdade Religiosa também teve participação brasileira com membros da USCIRF para uma apresentação de seu último relatório anual (veja aqui).

Sobre a XLVII Assembleia Geral da OEA em junho deste ano, a ANAJURE também foi convidada para participar enquanto organização da sociedade civil e estará representada pela Diretora de Assuntos Parlamentares da ANAJURE, Dra. Edna Zilli, e pela Assessora Jurídica da ANAJURE na OEA, Dra. Késia Lima.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here