Coordenação e alunos comentam primeiro módulo da especialização internacional da ANAJURE junto às universidades Mackenzie, Coimbra e Oxford

SEGUNDA TURMA OFICIAL


Já em sua segunda edição (leia aqui informações sobre a primeira), com 23 alunos, a Pós-Graduação Internacional Lato Sensu em Estado Constitucional e Liberdade Religiosa encerrou na última sexta-feira (04) a fase presencial do primeiro módulo do curso que ocorreu em Campos do Jordão, São Paulo. Sob coordenação-geral da ANAJURE, Universidade Presbiteriana Mackenzie, Universidade de Coimbra e Universidade de Oxford oferecem este curso inédito com aulas no Brasil, Portugal e Reino Unido tendo como corpo docente profissionais de grande expressão nacional e internacional como Dr. J. J. Gomes Canotilho, Dr. Jónatas Machado, Dr. Malcolm Evans, Dr. Boaventura de Sousa Santos, Dr. Ives Gandra, Dr. Eduardo Sabo Paes, Dr. Arnaldo Godoy, Dr. Ingo Sarlet, entre outros.  


IMG_3705Comemorando o sucesso da turma, o Dr. Benedito Guimarães Aguiar Neto, Reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, afirmou “este curso tem propiciado uma profunda reflexão sobre o direito fundamental à livre expressão do pensamento religioso, formando novas lideranças em defesa da liberdade religiosa, representando um avanço no processo de internacionalização dos cursos de especialização da Universidade Presbiteriana Mackenzie”.

IMG_3650O Dr. Davi Charles Gomes, chanceler da UPM, também expressou sua alegria por fazer parte deste momento de preparação de novos juristas na temática da liberdade religiosa através de uma universidade confessional e protagonista a nível de ensino superior privado no Brasil, como é a Mackenzie. O Dr. Felipe Chiarello, diretor da faculdade de Direito da UPM, disse que esta iniciativa de linha de pesquisa é fundamental e indispensável para um jurista na atualidade e que ter a Faculdade do Direito da Mackenzie nesse processo de expansão internacional é algo muito significante. Na coordenação-geral da especialização, o Dr. Uziel Santana, presidente da ANAJURE, agradeceu pelas parcerias com Mackenzie, Coimbra e Oxford para a realização deste curso que já iniciou suas discussões com portas abertas através da realização do V Simpósio sobre Direito e Religião (leia mais aqui), no intuito de trazer toda a comunidade acadêmica para este importante debate sobre liberdade religiosa. 

turma 10Na posição de aluno, o gerente executivo de administração da Junta de Missões Nacionais da Convenção Batista Brasileira, Dr. Juarez Solino, comentou: “Parabenizo a ANAJURE pela excelente iniciativa de reunir um corpo tão distinto de juristas, doutores e mestres para a realização da segunda turma da Pós graduação em Estado Constitucional e Liberdade Religiosa. Diante de um tema extremamente atual e relevante, fomos agraciados com um primeiro módulo que fez jus as altas expectativas que tínhamos. Aos envolvidos com o direito e a justiça recomendo participar dessa oportunidade de aprendizado e discussão. Agradeço aos colegas que tão gentilmente acolheram um leigo entre eles para aprender mais sobre liberdade religiosa e folgo na esperança de revê-los nos próximos módulos”.

turma 5


Já o secretario executivo geral e assessor jurídico da Igreja Metodista, Dr. Alexandre Rocha Maia, que é também coordenador estadual da ANAJURE em São Paulo, disse: “
O curso tem superado minhas expectativas. E na minha visão, de quem trabalha diretamente com a igreja, vejo que é verdadeiramente muito necessário obter esse conhecimento aprofundado na pauta da liberdade religiosa. Este curso surge em uma hora muito oportuna e trazendo interações fantásticas. Estou ansioso pelos módulos internacionais nas tradicionais universidades de Coimbra e Oxford, nessa importante imersão em outras línguas e culturas que o curso também proporciona ao aluno, com uma bagagem de ensino e contatos incríveis”.

O Pr. Oswaldo Machado, 1º Vice-Presidente da União das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil, falou: “Está sendo uma experiência ímpar! Excelente corpo docente e matérias muito bem expostas nos ajudando a ter um posicionamento embasado nas melhores referências com relação à liberdade religiosa. Os colegas da área do Direito, alguns pastores também, juntos nesse aprendizado maravilhoso nos leva a buscar crescimento e realizar uma troca experiências de forma muito agradável. Parabéns à ANAJURE!”.


Abaixo informações sobre os módulos II, III e IV:

Módulo 2

Modulo III

Modulo IV

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here