Acompanhe trecho ao vivo da aula do Dr. Jónatas Machado no Coimbra & Oxford Advanced Studies Program

foto 3 20


foto 2 20Em aulas na Universidade de Coimbra desde ontem (19), os alunos do Coimbra & Oxford Advanced Studies Program sobre Liberdades Civis Fundamentais: Liberdade Religiosa, Liberdade de Expressão e Objeção de Consciência tiveram sua aula inaugural com o
Prof. Dr. Mário Reis Marques [1], que ministrou sobre “Direitos Humanos e Liberdade Religiosa na História das Ideias Políticas” – veja um trecho aqui. Este curso de aperfeiçoamento foi idealizado pela ANAJURE e FCL LAW (Instituto Internacional de Pesquisas e Estudos Jurídicos em Liberdades Civis Fundamentais), em parceria com o Ius Gentium Conimbrigae (Centro de Direitos Humanos da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra) e Regent’s Park College da Universidade de Oxford, com apoio da ANAMEL – Associação Nacional de Magistrados Evangélicos.

Em sua aula, o Dr. Reis Marques falou sobre a importância das ideias da tradição cristã de justiça e direito para a formação das nossas acepções atuais de legalidade e da robustez das instituições, mas chamando a atenção para a necessidade de convivência com a diferença, para não incidirmos nos mesmos erros do passado, considerando a formação da identidade religiosa como direito humano de todos.

foto 1. 20O curso seguiu hoje (20) pela manhã com a Prof. Dra. Helena Vilaça [2] falando acerca das “Novas Tendências da Sociologia da Religião”. Ela iniciou asseverando sobre a evolução histórico-sociológica dos fenômenos religiosos e destacou, por exemplo, que as civilizações ocidentais e orientais eram semelhantes até a idade média, mas após, a Europa e as suas colônias foram influenciadas pelo distintivo do pensamento cristão. Seguindo, falou sobre a importância dos pais da sociologia e da revolução industrial até desaguar nas manifestações contemporâneas de religiosidade, especialmente a de orientação cristã.

____________________________________________________________________________

jonatasE a partir das 10h30 desta terça-feira, o Prof. Dr. Jónatas Machado [3] falará sobre “Liberdade Religiosa no Tribunal Europeu de Direitos Humanos”, cuja transmissão parcial poderá ser acompanhada nas páginas do facebook da ANAJURE (aqui) e do FCL (aqui).

___________________________________________

[1] Mestre e Doutor em Ciências Jurídico – Forenses pela Universidade de Coimbra. Professor Associado da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, ministrando as disciplinas de Filosofia dos Direitos Humanos e Introdução ao Estudo do Direito.

[2] Doutora em sociologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP). Professora auxiliar com nomeação definitiva no Departamento de Sociologia da FLUP. Membro da Associação Portuguesa de Sociologia e da International Society for the Sociology of Religion.

[3] Vice-presidente e Diretor Executivo do Ius Gentium Conimbrigae. Professor Associado da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Doutor em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Mestre em Ciências Jurídco-Políticas pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here