FPMLRRAH e ANAJURE emitem Nota de Repúdio sobre ataque que matou 16 cristãos, inclusive crianças, em Burkina Faso

[Baixe aqui em PDF]

A Frente Parlamentar Mista da Liberdade Religiosa, Refugiados e Ajuda Humanitária e a ANAJURE – Associação Nacional de Juristas Evangélicos, por seus respectivos representantes, vem, através do presente expediente, expor aos seus membros, parceiros e à sociedade internacional as suas condolências e o seu repúdio com relação aos constantes ataques contra cristãos em Burkina Faso, em especial o ocorrido no último domingo (01/12) no leste do país.

De acordo com um pastor da região, que é fonte direta da ANAJURE, o ataque deixou 16 vítimas, inclusive crianças, todos mortos durante um culto e dentro da igreja. O ataque ocorreu em Hantoukoura e as acusações recaem sobre um dos vários grupos jihadistas que operam na região.

A agência de notícias BBC NEWS[1] confirma as informações da nossa fonte e afirma que os cristãos foram executados a sangue frio por cerca de uma dúzia de terroristas fortemente armados. Lamentamos dizer, mas os relatos que recebemos mostram que os pastores e cristãos locais estão muito assustados e aterrorizados com o que aconteceu.

Diante do exposto, condenamos de maneira veemente as ações desses grupos extremistas que violam os Direitos Humanos e às Liberdades Civis deliberadamente. Transmitimos nossos sentimentos aos familiares das vítimas e expressamos solidariedade ao Governo e a população de Burkina Faso.

Convocamos a igreja brasileira para que esteja em oração pelo país e pedimos ao governo brasileiro que, através do Ministério das Relações Exteriores e de seus representantes diplomáticos em Burkina Faso, atue incisivamente com o objetivo de contribuir na busca por meios mais efetivos da promoção da paz e da tolerância religiosa na região.

 

Brasília – DF – Brasil, 04 de Dezembro de 2019.

 

Deputado Federal Roberto de Lucena
Presidente
Frente Parlamentar Mista da Liberdade Religiosa, Refugiados e Ajuda Humanitária (FPMLRRAH)

 

Dr. Uziel Santana dos Santos
Presidente
Associação Nacional de Juristas Evangélicos (ANAJURE)

______________________________________

[1] BBC NEWS. Burkina Faso: Attack on church kills at least 14. Disponível em: <https://www.bbc.com/news/world-africa-50624390>. Acesso em 04, dez. 2019.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here