FPMRAH e ANAJURE emitem Nota Pública sobre atentado em Orlando

[Clique aqui e leia a nota em pdf]
 
Nota

A Frente Parlamentar Mista para Refugiados e Ajuda Humanitária e a ANAJURE – Associação Nacional de Juristas Evangélicos, por seus respectivos representantes, vem, através do presente expediente, expor ao Governo Brasileiro, à Comunidade Internacional e, sobretudo, ao Governo e à População civil dos Estados Unidos, as suas condolências e o seu repúdio com relação ao que adiante se explicita:

1) Ontem (12/06), de acordo com agências de notícias, um atirador americano de origem afegã chamado Omar Mateen invadiu uma casa noturna direcionada ao público homossexual em Orlando, deixando 50 mortos e mais de 50 pessoas feridas. Ele tinha 29 anos e foi morto no local por policiais. De acordo com o pai do agressor, a principal causa do atentado teria sido o desconforto do mesmo após presenciar dois homens homossexuais se beijando em um local público de Orlando, alguns dias antes da tragédia.

2) A autoria dos atentados foi reivindicada pelo grupo terrorista denominado Estado Islâmico que ocupa territórios no Iraque e Síria e é conhecido por suas violações de direitos humanos contra minorias religiosas, mulheres e homossexuais. Vídeos postados pelo grupo em suas redes sociais mostram pessoas homossexuais sendo torturadas, apedrejadas e mortas após serem lançadas do alto de edifícios. Ainda assim, não se sabe se ação teve de fato a coordenação do grupo ou se foi apenas fruto da ação de mais um dos chamados “lobos solitários”, jovens ao redor do mundo que se radicalizam por meio de mensagens propagadas na internet por fanáticos religiosos e que agem de modo aleatório, após jurarem lealdade ao grupo terrorista.

3) Desse modo, expressamos o nosso repúdio não apenas às ações do Estado Islâmico, mas de todos os grupos e indivíduos que propagam a ideologia do terrorismo islâmico, seja no Ocidente ou no Oriente Médio, desde grupos terroristas a clérigos ou civis que façam qualquer apologia ao terror.

4) Repudiamos também a utilização de qualquer credo religioso para justificar ações como essas que claramente violam os direitos humanos básicos e as liberdades civis individuais, bem como qualquer ato de discriminação ou violência baseados em questões de sexo ou conduta sexual, muito menos contra membros da comunidade denominada LGBT. Ressaltamos que, de acordo com os mais elevados princípios de direitos humanos, nenhuma religião pode impor suas pautas morais a quem quer seja.

5) Lamentamos profundamente a violência cometida por grupos radicais islâmicos contra pessoas homossexuais, sobretudo o atentado terrorista de Orlando, e oferecemos as nossas condolências e sentimentos ao governo dos EUA, bem como aos familiares e amigos das vítimas.

6) Por fim, aproveitamos esta nota para parabenizar o Governo Brasileiro, que por meio do Ministério das Relações Exteriores, manifestou-se condenando o atentado.

Brasília- DF – Brasil, 13 de Junho de 2016.

 
Deputado Federal Leonardo Quintão
Presidente
Frente Parlamentar Mista para Refugiados e Ajuda Humanitária
 
Dr. Uziel Santana dos Santos
Presidente
Associação Nacional de Juristas Evangélicos – (ANAJURE)
 
Dr. Jonas Moreno
Diretor para Refugiados e Ajuda Humanitária
Associação Nacional de Juristas Evangélicos – (ANAJURE)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here