Vilarejos no nordeste da Síria são atacados pelo Estado Islâmico; região possui grande número de cristãos

Ataque EI

Meios de comunicação do mundo inteiro relatam que militantes do Estado Islâmico capturaram cerca de 90 pessoas de vilarejos cristãos assírios no nordeste da Síria. 

Com informações ainda mais duras, o Pr. Mário Freitas, presidente da Missão MAIS, parceira da ANAJURE, informou na noite desta terça (23): "cristãos da região afirmam que TODOS OS HOMENS da cidade foram assassinados, e mulheres e crianças levadas cativas. Igrejas foram destruídas e propriedades tomadas, tudo mediante a utilização de pesadíssimos armamentos e veículos de guerra.  Tal Hermez e Hazaka ficam a menos de 300 km de Mossul (Iraque), que hoje é a capital do califado. A região possui grande número de cristãos. Segundo a Agência Síria de Informações (SANA), essa conquista é estratégica pois abre acesso na direção da Turquia."

O Observatório Sírio para Direitos Humanos, com sede na Grã-Bretanha, disse que os militantes realizaram incursões durante a madrugada em vilarejos rurais habitados por uma minoria cristã, ao oeste de Hasaka, cidade majoritariamente controladas por curdos.


Essa área da Síria é estrategicamente importante na luta contra o Estado Islâmico porque faz fronteira com territórios controlados pelo grupo no Iraque, onde, no último ano, o grupo extremista cometeu atrocidades contra a comunidade yazidi.

_________________________________
Com informações da Missão MAIS e Agência Reuters

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here