UniEVANGÉLICA apresenta ao ACNUR requerimento de adesão à Cátedra Sérgio Vieira de Mello durante lançamento de Cátedra de Direitos Humanos da entidade

IMG-20150811-WA0005


Na noite desta segunda-feira (10), com apoio e mediação da ANAJURE, o Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA apresentou ao ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados) requerimento de adesão à Cátedra Sérgio Veira de Mello (CSVM), para que ela esteja ligada à Cátedra "Cristovam Buarque" de Direitos Humanos e Educação para Cidadania, do curso de direito da UniEAVNGÉLICA, lançada ontem com a presença especial do Senador Cristovam Buarque, que palestrou sobre a importância do projeto, cujo objetivo é difundir a pesquisa na área dos Direitos Humanos.

A solenidade foi prestigiada com a presença da Dra. Cláudia dos Anjos, Coordenadora-Geral do CONARE (Comitê Nacional para os Refugiados) e representante oficial do Ministério da Justiça, Thaís Moraes, Assistente de Proteção do ACNUR/Brasil (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados), Dr. Geraldo Espíndola – Presidente AEE (Associação Educativa Evangélica) e Chanceler da UniEVANGÉLICA, Dr. Uziel Santana, Presidente da ANAJURE, além de professores e alunos da universidade.


IMG-20150811-WA0011


Criada pelo ACNUR em 2003, a CSVM recebeu este nome em homenagem ao diplomata brasileiro morto em atentado terrorista no Iraque, e tem como alvo envolver universidades na divulgação do direito dos refugiados, discutindo formas de protegê-los e integrá-los social e economicamente ao país de acolhimento. Neste sentido, a UniEVANGÉLICA já tem atuado junto ao projeto ANAJURE Refugees, com prestação de serviços comunitários de formas diretas aos refugiados além da inclusão deles na academia. A AEE, que engloba a UniEVANGÉLICA, é parceria da ANAJURE para apoio educacional a refugiados que residem em Anápolis-GO, onde desde o início de 2015 concede bolsas de estudos para quatro filhos de um casal paquistanês acolhidos pela ANAJURE, vestibular diferenciado, além de apoio psicológico e jurídico para refugiados. Projetos de pesquisa e extensão voltados aos direitos internacionais dos refugiados também já são produzidos pela universidade.

De acordo com o ACNUR, a CSVM já foi incorporada no Brasil por diversas universidades. A adesão da CSVM à UniEVANGÉLICA servirá para consolidar ainda mais as ações da universidade junto ao ANAJURE Refugees, tanto na produção acadêmica quanto em ações diretas com refugiados no Brasil.

O Dr. Uziel Santana destacou que este momento é a culminância de um trabalho que já vem sendo realizado na parceria entre UniEVANGÉLICA e o projeto ANAJURE Refugees. "Estamos muito gratos a Deus pela efetivação da apresentação deste requerimento ao ACNUR na noite de ontem. Agradecemos profundamente ao Reitor da UniEVANGÉLICA, Carlos Hassel Mendes, e ao Presidente da AEE, Dr. Geraldo Espíndola, porque eles acreditaram nesta parceria conosco. Este é um trabalho sério que tem abençoado muitos refugiados, e a ideia é poder ampliar este projeto no futuro", disse.

O Pr. Rocindes Correia disse que este é um passo muito importante e especial pela possibilidade de consolidação do ponto de vista institucional e formal de um trabalho que já é desenvolvido pela UniEVANGÉLICA, tanto com ajuda humanitária quanto juntos aos refugiados. "Como assessor da Reitoria nesta área, estou bastante feliz por termos visto o fruto desta parceria com a ANAJURE Refugees se consolidando. Agradecemos à Faculdade de Direito, na pessoa do coordenador, Prof. Marcelo Henrique, e a toda a sua equipe, pelo acolhimento deste requerimento de adesão à CSVM, através do qual esperamos dar continuidade a este trabalho de forma que ele possa se ampliar nos próximos anos.

_______________________
Por: Wanda Galvão l ANAJURE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here