Síria – Confrontos e mortes na histórica vila cristã de Maaloula

Confrontos na aldeia cristã histórica de Maaloula estão se intensificando, e forças de oposição assumiram o controle da aldeia que vivencia uma série de mortes e danos.

rebeldes sirios

Os confrontos em Maaloula começaram na quarta-feira (04 de setembro), com um atentado suicida num posto de inspeção do governo no limite da aldeia. Cerca de dez pessoas foram mortas. Este foi o primeiro passo no que parece ter sido um ataque coordenado por cinco grupos armados que lutam contra o governo (incluindo grupos seculares e extremistas). As forças do governo reagiram, e quinta-feira à tarde os grupos de oposição se retiraram da aldeia. No entanto, os grupos de oposição montaram um segundo ataque no sábado à noite e tiveram o controle da aldeia. Houve vítimas entre os combatentes de ambos os lados e também mortes de civis, incluindo os cristãos.

Na quarta-feira os grupos de oposição asseguraram que os edifícios da igreja não seriam danificados, o que parece ter sido confirmado durante o ataque inicial. No entanto, como os confrontos entre os dois lados se intensificaram, surgiram reclamações de sérios danos a pelo menos três
igrejas. Um líder muçulmano local  falou contra os ataques, mas sem sucesso.

Há alegações, embora difíceis de verificar, que casas foram saqueadas e que alguns cristãos foram sequestrados ou forçados a se converter ao Islã. Um número deles fugiu, a maioria buscando abrigo com outros cristãos em Damasco.

Os cristãos sírios solicitam nossas orações para que:

* Os enlutados, feridos e traumatizados recebam o toque de cura de Jesus;
* Haja proteção eficaz para os desalojados;
* Cada área da Síria seja governada com sabedoria para o benefício de todos os moradores;
* Os renovados pedidos de maior esforço para encontrar uma solução política sejam atendidos por todos aqueles que têm autoridade e influência; e,
* A comunidade internacional cesse de usar a Síria como um lugar para cumprir suas  próprias agendas e atuem apenas e principalmente tendo em vista os melhores interesses do povo sírio.

__________________
Fonte : Asia News l Tradução – Middle East Concern

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here