Relator especial ONU visita Vietnã

vietnãNa qualidade de Relator Especial em Liberdade de Religião ou Crença da Organização das Nações Unidas, Heiner Bielefeldt está em visita no Vietnã, que ocorre de 21 a 31 de julho. A Christian Solidarity Worldwide (CSW) recomenda que ele exija pleno acesso a todas as partes do país e a todas as comunidades religiosas, faça o levantamento das preocupações e críticas sobre o novo Decreto (Decreto 92), que regulamenta questões religiosas e onde as autoridades concordam em implementar mudanças na política e na prática, estabelecendo, de comum acordo, os critérios de avaliação para o progresso.

Como parte do exercício do mandato de Relator Especial para aprender mais acerca da promoção e proteção à liberdade de religião ou crença no país, e obstáculos ao usufruto desse direito, sua visita incluirá reuniões com vários oficiais do governo e autoridades locais, bem como representantes das comunidades religiosas e de credos, organizações da sociedade civil e Nações Unidas. Ao final da visita, o Professor Bielefeldt compartilhará suas descobertas preliminares em uma conferência de imprensa em Hanoi, em 31 de julho, e apresentará um relatório contendo suas conclusões e recomendações ao Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas em 2015.

Uma pesquisa feita pela CSW em 2013 e 2014 constatou que violações contra comunidades religiosas no Vietnã variam desde assédio, intimidação e monitoramento intrusivo, apreensão, prisão, tortura e execução sumária sem direito à defesa em tribunal. As vítimas incluem tanto os novos convertidos e comunidades religiosas de longa data, líderes e leigos, estando inclusos Protestantes, Católicos, Hoa Hao Budistas (movimento budista vietnamita), outros budistas (incluindo Khmer-Krom Theravada), Caodaístas, e (Cham) Muçulmanos.

A CSW compartilha as preocupações dos líderes religiosos, advogados e ativistas que têm criticado o Decreto 92 em atividades religiosas e organizações por ser mais severo que seu antecessor, por conta do uso de terminologia vaga e ambígua, e por introduzir novos obstáculos burocráticos às atividades pacíficas e legais de crentes religiosos.

O Diretor Executivo da CSW, Mervyn Thomas disse, “Nós, calorosamente, recebemos a notícia da visita do Professor Bielefeldt ao Vietnã este mês. A CSW está cada vez mais preocupada com as informações sobre as severas violações contra as comunidades religiosas no Vietnã, incluindo minorias étnicas protestantes no Planalto Central e Noroeste, e as comunidades católicas em várias partes do país. Nós encorajamos o Relator Especial a forçar o acesso a essas comunidades e outras vítimas de violações à liberdade religiosa, e instamos para que ele verifique a veracidade das preocupações mencionadas em nossos relatórios”.

___________________________
FONTE: CSW
TRADUÇÃO: Jamile Baltar l ANAJURE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here