Nota Pública sobre bombardeio em Igreja Copta no Egito

Nota pública. EGITO.
 

A Frente Parlamentar Mista para Refugiados e Ajuda Humanitária (FPMRAH) e a Associação Nacional de Juristas Evangélicos (ANAJURE), por seus respectivos representantes, vem, através do presente expediente, expor ao Governo Brasileiro, à Comunidade Internacional e, sobretudo, ao Governo e à população civil do Egito, as suas condolências e o seu repúdio com relação ao que adiante se explicita:

1) Na manhã de ontem (11/12) uma explosão na Igreja Copta de São Pedro e São Paulo no Cairo deixou ao menos 25 mortos, sendo o pior ataque recente contra as minorias cristãs no país, desde o atentado de 1º de Janeiro de 2011 em uma Igreja Copta de Alexandria. Nenhuma organização assumiu a responsabilidade pelo atentado.

2) Desse modo, expressamos o nosso repúdio a toda forma de violência sectária e tentativas de fomentar animosidades entre cristãos e muçulmanos no Egito. Como ressaltou o presidente egípcio Abdel Fatah Al Sissi, acreditamos que esse foi um ataque não apenas contra os cristãos, mas também contra os muçulmanos e todos os egípcios.

3) Salientamos também a nossa preocupação com o futuro dos cristãos e outras minorias religiosas não apenas no Egito, mas em todo o Oriente Médio, sobretudo após os eventos políticos da chamada Primavera Árabe.

4) Por fim, instamos ao governo brasileiro que, por meio do Ministério das Relações Exteriores – Itamaraty, manifeste-se repudiando o bombardeio. O Brasil é um país diverso e multicultural, no qual todos os credos e matizes religiosas têm o seu direito à liberdade religiosa assegurados por lei, por isso é imprescindível que busque promover essa tolerância também em âmbito internacional e se envolva de modo mais eficaz no combate ao terrorismo, sobretudo diante dos fatos recentes.

Brasília- DF– Brasil, 12 de Dezembro de 2016.

Assinaturas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here