NEPAL – Oito cristãos acusados de tentar converter crianças aos cristianismo são absolvidos no caso Charikot


nepalOito cristãos em Charikot, Nepal, que foram acusados de tentar converter crianças aos cristianismo através da distribuição de uma história em quadrinhos, foram absolvidos no dia 6 de dezembro. 
Prakash Pradhan, Bimal Shahi, Banita Dangol, Balkrishna Rai, Philip Tamang, Kiran Dahal, Mr Bhimsen Tiwari e Shakti Pakhrin foram presos em junho desse ano.

O grupo foi detido em custódia  policial por nove dias e tratados precariamente na prisão. Antes de serem soltos mediante pagaento de fiança, policiais locais os acusaram de tentar converter crianças ao cristianismo através da distribuição de uma história em quadrinhos que explica a história de Jesus. Consideram-se as acusações as primeiras na história do Nepal nas quais o artigo 26 (3) da nova constituição promulgada foi citada, que afirma que “nenhuma pessoa pode, no exercício do direito conferido por este artigo, converter outra pessoa de uma religião a outra ou a qualquer ato ou conduta que possa ameaçar a religião de outro, e tal ato será punido pela lei”.

As prisões aconteceram seguindo duas sessões de aconselhamento de trauma, organizadas pelo Teach Nepal, uma ONG baseada no Kathmandu, em duas escolas no Charikot. As sessões buscaram abordar as necessidades psicológicas de crianças afetadas pelos terremotos no Nepal em abril de 2015 e aconteceram de 8 e 9 de junho na Escola Moderna do Nepal, na Academia Mount Valley em Charikot. No final das sessões, os organizadores distribuíram kits de brindes às crianças, o qual incluía uma história em quadrinhos cristã de 23 páginas. Prakash Pradhan (Diretor, Academia Mount Valley), Bimal Shahi (Diretor, escola moderna do Nepal), Banita Dangol (Equipe do Teach Nepal), Balkrishna Rai (equipe do Teach Nepal), Philip Tamang (equipe do Teach Nepal), Kiran Dahal (equipe do Teach Nepal) e Bhimsen Tiwari (equipe do Teach Nepal) foram presos em 9 de junho. Shakti Pakhrin (pastor, Igreja crista de Charikot) foi preso no dia 14.

A audiência final do caso foi adiada quatro vezes este ano antes de acontecer em 6 de dezembro e a corte liberou um veredito oral retirando todas as acusações e pedindo para que o dinheiro da fiança fosse devolvido aos oito cristãos. Espera-se que o veredito escrito saia em um mês

O Chefe Exevutivo da Christian Solidarity Worldwide (CSW), Mervyn Thomas, disse: “damos boas vindas a essa absolvição dos oito cristãos em Charikot. Contudo, juntamos nossas vozes com a sociedade civil no Nepal em incitar o Governo a emendar a seção 26 da nova constituição e assegurar que – juntamente com o código penal – garanta liberdade plena e religião ou crença e liberdade de expressão. O direito de liberdade de religião ou crença é de particular importância no Nepal, uma vez que o país recentemente fez sua transição de uma monarquia Hindu a uma república democrática secular”.

____________________________
FONTE: CSW
TRADUÇÃO: Camilly Regueira l ANAJURE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here