Módulo I da Pós-Graduação Internacional em Estado Constitucional e Liberdade Religiosa é iniciado em São Paulo


 (ANAJURE, Mackenzie, Coimbra e Oxford)


4 - IMG_5832

2 - IMG_5825Na tarde de hoje (23), com aula inaugural do Prof. Jónatas Machado (Universidade de Coimbra) sobre o Direito e a Cosmovisão Cristã, na Colônia de Férias da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) em Campos do Jordão, o Presidente da ANAJURE, Dr. Uziel Santana, deu início à Pós-Graduação Internacional Latu Sensu em Estado Constitucional e Liberdade Religiosa, elaborada numa parceria com a UPM (São Paulo-Brasil), o IUS Gentium Conimbrigae (Centro de Direitos Humanos da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra – Portugal) e o Oxford Centre for Christianity and Culture – Regent’s Park College (Universidade de Oxford – Reino Unido), sob coordenação da ANAJURE.

Nesta abertura dos trabalhos da Pós-Graduação, em sua fala inaugural o Dr. Uziel Santana representou o Presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), Dr. Maurício Melo de Meneses, o Chanceler da UPM, Dr. Davi Charles Gomes, o Reitor da UPM, Dr. Benedito Guimarães Aguiar Neto e o Diretor do Regent’s Park College da Universidade de Oxford, Prof. Peter Petkoff.

A primeira turma deste curso pioneiro no Brasil tem 36 alunos, que farão parte de um Grupo Nacional que será criado para Pesquisa em Direito e Religião, com coordenação do Prof. Arnaldo Godoy, Dr. Uziel Santana e  Prof. Jónatas Machado. Esta mesma turma, após a especialização, também poderá tornar-se em turma de mestrado e posterior doutorado. Um congresso internacional anual também está previsto como fruto desta parceria entre ANAJURE, Mackenzie, Coimbra e Oxford para discutir sobre Direito e Religião. 

9 - IMG_5844O Prof. Jónatas Machado ressaltou que este projeto da ANAJURE junto às universidades envolvidas é uma iniciativa sem igual em nenhuma parte do mundo, um projeto ousado e consistente de grande relevância para tratar o tema proposto com excelência, tornando-se referência. 

Contendo quatro módulos em sua grade curricular, esta Pós-Graduação ocorrerá entre 2015 e 2017, de forma presencial e à distância, com corpo docente das três universidades envolvidas no projeto. 

Neste primeiro módulo em São Paulo, as aulas ocorrerão ao londo dessa semana, quando os participantes terão aulas sobre "Liberdade Religiosa, Liberdade de Expressão e Discurso de Ódio" (Prof Jónatas Machado), "Religião e Espaço Público com Ênfase Sociológica" (Prof. Ricardo Bitun), "O Regime Jurídico das Organizações Religiosas" (Prof. José do Carmo Veiga), "Liberdade Religiosa e Direito do Trabalho" (Prof. Aloisio Cristovam dos Santos Júnior), "Liberdade Religiosa na Constituição e nos Tribunais Superiores" (Prof. Arnaldo Sampaio de Moraes Godoy), "Liberdade Religiosa, Laicidade e Violência Simbólica na História do Direito Brasileiro" (Prof. Uziel Santana) e "Perspectivas Cristãs sobre o Direito" (Prof. Mauro Meister).

Abaixo, confira detalhes sobre os Módulos II, III e IV l [click na imagem para aumentar o tamanho]:

Módulo 2Módulo 3Módulo 4

No final da especialização, ocorrerá um seminário de conclusão que ocorrerá durante a programação do IV Congresso Internacional da ANAJURE sobre Liberdades Civis Fundamentais, a ser realizado em Brasília no Superior Tribunal de Justiça (STJ), de 15 a 17 de março de 2017

Click aqui e confira todas as informações sobre a Pós-Graduação Internacional Latu Sensu em Estado Constitucional e Liberdade Religiosa. 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here