LAOS – Seis cristãos são libertos, mas pastor continua detido após prisão em reunião religiosa

Bandeira-de-Laos
Seis Cristãos protestantes, que foram presos em 28 de setembro pelas autoridades locais na província de Savannakhet, Laos, depois de uma reunião religiosa, foram libertados da detenção no dia 03 de outubro. O Pastor Sompong Supatto ainda está sendo mantido preso, algemado e torturado, na sede do governo da aldeia de Boukham.

De acordo com a organização de defesa sem fins lucrativos Human Rights Watch for Lao Religious Freedom (HRWLRF), o grupo, com pessoas de idades entre 18 e 60 anos e acompanhado por uma menina de três anos de idade, foram detidos pelas autoridades locais pós terem se reunido para adoração na casa do Pastor Sompong Supatto na vila Boukham, distrito de Atsaphathong. Uma semana antes, em 21 de setembro, oficiais da vila disseram aos Cristãos que não era permitido a eles se reunir para culto na vila Boukham, apesar de que Cristãos têm se reunido lá para culto de três a quatro anos.

Uma pesquisa feita pela Christian Solidarity Worldwide (CSW) mostra que Savannakhet é uma das piores províncias com relação aos atos de violações contra Cristãos Protestantes no Laos, que incluem desocupação forçada, prisão e detenção, interrupção de reuniões e cultos religiosos, participação forçada em cerimônias animistas e ameaças.

A CSW continua preocupada com cinco Cristãos acusados do assassinato de um Cristão convertido na província de Savannakhet em junho deste ano, que estão tendo problemas de saúde na prisão. A Pastora Kaithong e outros quatro Cristãos foram detidos desde 23 de junho, apesar de terem sido encontrados "inocentes" de qualquer crime pelo Gabinete do Ministério Público de Savannakhet. Até o momento, nenhuma data foi prevista para a libertação deles.

O Chefe do Executivo da CSW, Mervyn Thomas,disse: “A CSW está profundamente preocupada com a saúde do Pastor Sompong Supatto, cujo tratamento equivale a tortura. Apelamos às autoridades locais da aldeia de Boukham para libertar o Pastor Supatto imediatamente e incondicionalmente, e que permitam que os Cristãos possam se reunir para adoração na aldeia. Pedimos também a libertação da pastora Kaithong e os quatro Cristãos detidos com ela, que foram inocentados de todas as acusações. Pedimos ao governo central para garantir que a liberdade de religião ou crença seja respeitada em todas as partes do país e que as autoridades locais cumpram a lei, de acordo com o artigo 18 do Pacto Internacional sobre os Direitos Civis e Políticos, o qual Laos ratificou em 2009.”

___________________________
FONTE: CSW
TRADUÇÃO: Isabela Emerick l ANAJURE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here