Presidente da ANAJURE coordena 1º Encontro do IPPFoRB Latin America no Peru para definir plano de trabalho

12311326_10204882111405568_8325896671624186235_n

O Painel Internacional de Parlamentares para a Liberdade de Religião ou Crença [International Panel of Parliamentarians for Freedom of Religion or Belief (IPPFoRB)], realizou de 02 a 03 de dezembro a I Cumbre Latinoamericana Interparlamentaria sobre Derechos Humanos y Libertades en Democracia, em Lima – Peru.

O IPPFoRB Latin America é uma rede de parlamentares e legisladores da América Latina comprometidos com a luta contra a perseguição religiosa, que trabalham pela promoção da liberdade de religião e crença, conforme define o artigo 18 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, seguindo o trabalho do IPPFoRB mundial, que tem mais de cem parlamentares do mundo inteiro. 

12301620_10204882113365617_1069519262808082768_nO evento realizado em Lima, sob a organização do senador Julio Rosas Huaranga (Membro do IPPFoRB) e coordenação do Dr. Uziel Santana (secretário do IPPFoRB Latin America), contou com a participação de vários deputados representando os seguintes países da América Latina: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai.

Em um momento de nítidas e graves violações da liberdade religiosa e de crença em todo mundo, o IPPFoRB na América Latina tenta avançar no fomento de discussões que se traduzam em preservação de direito de liberdade de religião ou crença para todos e em todas as partes. No decurso da programação, além de sessão pública no parlamento do Peru, ocorreram algumas reuniões onde foi estabelecido elementos e atividades de desenvolvimento regional:

– Criação de um Comité de Liderança Regional: um congressista do Cone Sul, América Andina e da América Central;

– Comitê de Liderança Regional representado no Comitê de Liderança Global através de um congressista que fale Português e Espanhol;

– Estabelecimento de um Escritório Regional para servir como base administrativa regional do IPPFoRB América Latina;

– Criação em cada país da América Latina de um grupo nacional IPPFoRB, seguindo o exemplo do Brasil;

– Realização de uma reunião regional a cada ano e planejamento de reuniões do Comitê de Liderança, quando necessário;

– Publicação de Notas de imprensa nos casos mais graves de violação à liberdade religiosa;


IPP PeruO secretario do IPPFoRB, Dr. Uziel Santana, destacou que além da violência real que está acontecendo por intolerância religiosa em várias partes do mundo, se tem presenciado na América Latina a chamada violência simbólica, que pode ser exemplificada pela crescente desconstrução de valores judaico-cristãos fundamentais, que muitas vezes ocorre por minorias que chegam a contar com o aparelhamento do Estado. Diante disto, ele considerou este primeiro encontro do IPPFoRB de extrema importância mediante os planos de ação que foram traçados. O Dr. Uziel ressaltou ainda o esforço dos congressistas presentes e agradeceu em particular ao senador Julio Rosas pelo esmero na organização local do evento.

Tanto a ANAJURE quanto a Federación Inter Americana de Juristas Cristianos (FIAJC), ambas presididas pelo Dr. Uziel, são entidades da sociedade civil que apoiam o IPPFoRB na sua missão em defesa da liberdade religiosa e inclusive tem juristas que já trabalham fazendo levantamento de casos específicos de perseguição por motivos religiosos na América Latina junto a parceiros internacionais"Agora, com a efetivação de um plano estratégico na América Latina do IPPFoRB, poderemos unir ainda mais juristas e lideranças políticas comprometidas com o mesmo objetivo de combater qualquer forma de intolerância religiosa. Nosso trabalho se alarga e se intensifica na busca de diálogo e soluções viáveis para que possamos somar força em prol deste direito tão importante para todos", disse o Dr. Uziel.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here